Certificação de produtos pelo IMA abre mercados para os produtores de Minas
Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, os produtores rurais têm de manter a qualidade e segurança dos alimentos para atender às exigências do consumidor final. Nesse contexto, a certificação de origem e qualidade dos produtos constitui uma importante ferramenta e um diferencial para os agricultores.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se destaca no mercado brasileiro e internacional com programas de certificação de café, queijo, cachaça e produtos orgânicos. A certificação de produtos agropecuários em Minas está prevista no art. 26 do Decreto Estadual nº 45.800 de 2011.
Queijo
Em relação ao queijo são 245 agricultores cadastrados no IMA como produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA) produzido em sete microrregiões, representadas pelo Serro, Canastra, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Cerrado, Araxá e Serra do Salitre.
“Eles têm aptidão para a produção desse queijo, cujo valor agregado é forte. O produto está presente nas receitas de restaurantes de luxo no Brasil”, ressalta Patrícia Alves Ferreira, da Gerência de Certificação (GEC).
O cadastramento do queijo realizado pela GEC recebe suporte do laboratório do IMA na Ceasa, em Contagem, onde é feita a análise, o que é importante para o consumidor em termos de segurança alimentar.
Para incentivar a qualidade dos queijos e valorizar o trabalho dos produtores, o Instituto cobra cursos de capacitação e faz reconhecimento das microrregiões através de portarias específicas.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.