CE: SDA seleciona empresas para o Programa Leite Fome Zero

Foi iniciado nesta quarta-feira (20), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o credenciamento de empresas produtoras de leite bovino instaladas no Ceará para participação no programa Leite Fome Zero. Os escolhidos serão responsáveis pela captação, pasteurização, transporte e entrega de leite nos municípios participantes da ação no Estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

SDA seleciona empresas para o Programa Leite Fome Zero

Foi iniciado nesta quarta-feira (20), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o credenciamento de empresas produtoras de leite bovino instaladas no Ceará para participação no programa Leite Fome Zero. Os escolhidos serão responsáveis pela captação, pasteurização, transporte e entrega de leite nos municípios participantes da ação no Estado.

A seleção ocorre 4 meses após uma carga com 2.500 litros de leite ter sido apreendida pela Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF), no município de Boa Viagem. O alimento, que estava sem refrigeração e sem condições de higiene, seria entregue às crianças cadastradas no Programa Fome Zero. Segundo a PRF/CE, havia até mesmo baratas sobre os sacos de leite.

Na época, a SDA suspendeu o convênio com a empresa, que foi vistoriada e inspecionada pela Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Segundo a SDA, após apresentar a regularização necessária, a empresa voltou a atender ao programa.

Propostas serão entregues no dia 28 de novembro

As empresas deverão entregar as propostas acompanhadas da ficha de credenciamento devidamente preenchida pela mesma e disponível em edital anexo, além dos documentos de habilitação jurídica, técnica, regularidade fiscal e outros descritos no item específico do edital. As propostas serão entregues no dia 28 de novembro, às 9:30, ato público, na sede da SDA.

Estado distribui 57.453 mil litros de leite por dia

O Leite Fome Zero é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizado no Ceará em parceria com a SDA. Com o objetivo de fornecer alimentação adequada a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou vulnerabilidade social, são distribuídos atualmente no Estado 57.453 mil litros de leite por dia, segundo dados da secretaria.

Em 2013, o programa distribuiu cerca de 12,8 milhões de litros de leite, sendo que 11 milhões são de leite bovino e 290 mil litros de leite caprino, produzidos pelos 3.785 agricultores familiares cadastrados como fornecedores. Ao todo foram investidos R$ 20,389 milhões no programa.

As informações são do Diário do Nordeste, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/11/2013

Como Fiscal Federal Agropecuário, aposentado, que durante vários anos atuou justamente na área de controle de qualidade do leite, no LAPA- Goiânia, hoje LANAGRO, fico por demais triste, quando leio notícias de descaso como este que ocorreu no Ceará, mormente em se tratando de leite destinado às crianças.

Precisamos fiscalizar com todo o rigor possível para evitarmos acidentes com este que aconteceu com os 2500 litros que seriam distribuídos para as crianças e, para evitarmos qualquer tipo de fraude que ocorra com o leite.

Programa como este do Ceará é digno de ser copiado por todos os Estados da Federação. Até o nome foi bem escolhido: "Leite Fome Zero", porque criança que toma leite regularmente dificilmente vai estar mal alimentada, desde que o mesmo seja de boa qualidade.

Portanto, senhores técnicos responsáveis pela fiscalização: fiquem de olho no leite das crianças desde a produção até a chegada às suas mesas.

Alimento tão nobre como o leite, jamais deve ser fraudado ou mal conservado.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?