Entre outubro e dezembro, o Casino registrou vendas de 10,03 bilhões de euros (US$ 10,63 bilhões), montante 9,1% maior que o do mesmo período do ano anterior, uma vez que fortes resultados no Brasil e Colômbia compensaram um fraco desempenho em seu mercado doméstico.
Apenas na França, as vendas tiveram queda anual de 0,5% no último trimestre, refletindo a diminuição da receita de lojas de conveniência. O Casino vai divulgar seu balanço completo nas próximas semanas, mas já adiantou que teve lucro comercial um pouco acima dos 500 milhões de euros que previa para o ano passado. A meta era considerada ambiciosa por analistas, uma vez que a varejista havia apresentado lucro comercial de apenas 85 milhões de euros no primeiro semestre.
A América Latina impulsionou as vendas do Casino. O grupo teve ganhos porcentuais de dois dígitos tanto nos negócios de varejo quanto de eletrônicos da região. As vendas de produtos alimentícios foram particularmente fortes, com alta de 23% no quarto trimestre ante um ano antes. Excluindo-se efeitos cambiais, as vendas de alimentos na América Latina subiram 12%.
No ano passado, o Casino iniciou um plano de desinvestimento num esforço de reduzir sua dívida, com a venda de operações na Tailândia e Vietnã.
As informações são do jornal O Estado de São Paulo.