Canadense Saputo disse que controle da oferta limitam crescimento
O setor leiteiro fortemente controlado do Canadá limita as oportunidades domésticas para a Saputo Inc., maior processadora de lácteos do país, forçando-a a focar em crescer em outros locais, disse o diretor executivo da companhia, Lino Saputo Jr.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Ele enfatizou em uma entrevista que a companhia não está fazendo lobby para que o sistema – que restringe quanto de leite os produtores podem produzir e restringe as importações - seja preservado ou desmantelado. Porém, ele disse que um sistema liberalizado poderia permitir que a Saputo crescesse no mercado doméstico.
“Se as circunstâncias no Canadá mudassem, estaríamos muito bem posicionados para aproveitar quaisquer oportunidades que poderiam surgir. Se os produtores de leite pudessem ser custo-efetivos no Canadá e capazes de ter um grande volume de leite para nós, então, sim, faria sentido aumentar nossa presença na plataforma canadense”.
Se os produtores canadenses não podem produzir leite muito competitivamente em um mercado aberto como os produtores dos Estados Unidos podem, então os investimentos da Saputo seguirão o leite, disse ele.
A companhia de Montreal já expandiu através da aquisição nos Estados Unidos, Argentina e Austrália. Suas marcas incluem leite Dairyland e queijos Armstrong.
É provável que fazermos uma aquisição de C$ 500 milhões a C$ 2 bilhões (US$ 399,03 milhões a US$ 1,59 milhão) nesse ano, disse a Saputo. Os Estados Unidos e a Austrália são locais prováveis, mas a companhia também está de olho em novos mercados, como Brasil e Nova Zelândia. A companhia está envolvida em negociações de aquisições com três a cinco companhias alvo, disse ele.
O Canadá está sob pressão dos Estados Unidos e outros países negociando o acordo comercial da Parceria Trans-Pacífico para liberar seu sistema de gestão da oferta. “Em um comércio livre, os fortes sobreviverão. Eu não ficaria com medo de abrir o mercado”.
O consumo de lácteos está de estagnando a declinando no Canadá e a Saputo disse que parte da razão disso é que a gestão da oferta torna os produtos lácteos mais caros.
A Saputo reportou maiores lucros e receitas trimestrais para seu terceiro trimestre, que terminou em 31 de dezembro. A receita líquida aumentou para C$ 154,6 milhões (US$ 123,38 milhões) ou 38 centavos de dólar canadense (30,32 centavos de dólar) por ação, de C$ 144,1 milhões (US$ 115 milhões) ou 37 centavos de dólar canadense (29,52 centavos de dólar) por ação no ano anterior. As receitas aumentaram em 20%, para C$ 2,8 bilhões (US$ 2,23 bilhões).
A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Em 09/02/15 – 1 Dólar Canadense = US$ 0,79807
1,25167 Dólar Canadense = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.