O gerente de serviços de abastecimento de leite da Tatura Milk Industries, que faz parte do Bega Cheese Group, Stuart Brown, disse que o clima úmido no começo do mês passado contribuiu para uma queda de 5% na produção de leite, enquanto a mais recente onda de calor resultou em mais uma queda de 5%.
Ele disse que o impacto do clima quente não foi pior que no ano passado, porque os produtores tomaram atitudes, como o fornecimento de sombras, embora não dê para se evitar tudo.
Brown disse que grande parte dos alimentos armazenados foram usados, mas ele acredita que isso terá um impacto menor na produção de leite do que o clima.
Os produtores de leite no sudoeste de Victoria anunciaram planos para evitar incêndios, após um incêndio ocorrido entre Portland e Nelson potencialmente ter ameaçado suas fazendas. O fogo afetou mais de 7000 hectares do Parque Nacional Lower Glenelg.
O produtor de leite de Gorae West, Don Ward, colocou suas vacas leiteiras em áreas úmidas da propriedade. “Coloquei o gado em piquetes pantanosos, que é o melhor que posso fazer. Tentei manter o combustível ao redor do lugar no mínimo”.
Os produtores Geoff e Jessica Fleming disseram que os produtores devem permanecer vigilantes. Eles tomaram medidas como vaporizar água nas vacas, ordenhas rápidas e colocação dos animais em piquetes protegidos com alto fluxo de água para garantir perdas mínimas de produção.
O presidente da Bega Cheese, Barry Irvin, disse que o volume de leite está dentro do esperado e que os incêndios recentes na região foram controlados rapidamente.
A gerente de fornecimento de leite da Fonterra, Heather Stacy, disse que o clima quente é desafiador, mas que o volume está dentro do esperado para essa época do ano. Já a gerente de assuntos corporativos da Murray Goulburn, Kim Lovely, disse que a oferta de leite para os primeiros 10 dias do ano ficou abaixo do previsto. O gerente comercial da Burra Foods, Dale O’Neill, disse que “o período de outono e inverno foram mais úmidos que a média, mas desde o final de outubro-começo de novembro, as condições do clima seco e quente significaram que a qualidade e a disponibilidade de pastagem diminuíram rapidamente”.
Gráfico de produção de leite na Austrália
A reportagem é do FarmOnline e http://www.weeklytimesnow.com.au, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.