Os painéis solares, que custaram à fazenda aproximadamente US$ 4 milhões, são parte de seu objetivo maior de reduzir suas emissões de dióxido de carbono e sua dependência dos combustíveis fósseis nos próximos 20 anos. “Estamos pensando sobre a tecnologia solar desde que me lembro, mas estávamos esperando os parceiros certos”, disse Peter Gallo.
Para a Joseph Gallo Farms, o parceiro foi o fornecedor SolarCity. “Esse projeto se alinha com o trabalho que estamos fazendo há 13 anos para reduzir nossa dependência dos combustíveis fósseis e de transição para uma energia verde e renovável - que é gerada diretamente aqui em nossa fazenda”.
Ao captar a energia solar em 7.840 painéis solares em 3,24 hectares, o sistema fornece energia renovável no local, que reduzirá significativamente sua necessidade de eletricidade da rede local e evitará uma quantidade estimada de 27.500 toneladas de emissões de dióxido de carbono nos próximos 20 anos.
Além do novo sistema de energia solar, a Joseph Gallo Farms também opera um dos maiores digestores de metano da Califórnia, que captura biogás do esterco das vacas e o utiliza em geradores para produzir energia. A eletricidade produzida por essa energia renovável é usada no local e reduz de forma significativa as emissões de gases de efeito estufa - além de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
“Nosso novo sistema de energia solar supre cerca de metade de nossas demandas de energia para nossas operações da fazenda e de laticínio. Junto com nosso digestor de metano que já tínhamos, estamos chegando próximo a nos tornar uma fazenda leiteira e planta de queijos com saldo líquido zero de energia, continuando uma longa tradição de implantação pioneira de energia renovável e práticas de sustentabilidade”.
A implantação dos painéis solares de 2 megawatts ajuda a alcançar a meta do governador, Jerry Brown, no que diz respeito a energia renovável e redução dos gases de efeito estufa e outras iniciativas de sustentabilidade do estado da Califórnia.
A visão da Gallo de sustentabilidade completa passou de um projeto único para um programa mais amplo e, embora os painéis solares sejam o último passo - mais ações serão tomadas. “Estamos sempre buscando melhorar nosso desempenho ambiental no futuro na fazenda e na planta de queijos”.
Veja um vídeo sobre o projeto:
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.