“Nenhum outro lugar do mundo tem toda a cadeia de fornecimento – produtores, processadores e varejistas – unidos em um programa amplo com metas de sustentabilidade ambientais difíceis e com duração limitada”, disse a presidente do Dairy Roadmap, Kate Allum. “Olhando internacionalmente, sabemos que existem casos individuais de companhias em todo o mundo com projetos na cadeia de fornecimento ou focando no desempenho ambiental em suas plantas. Entretanto, na Grã-Bretanha, reconhecemos que para conseguir uma mudança real, precisamos de toda a cadeia de fornecimento de lácteos trabalhando junta, dos produtores aos varejistas”.
O relatório inclui também várias metas de sustentabilidade ambiental de produtores, processadores e varejistas. Os processadores de lácteos que se comprometeram com o Roadmap tiveram um total de 20 metas – 13 a serem cumpridas até 2015 e mais sete até 2020. Entre as que devem ser cumpridas até 2015 está a expectativa de que todas as grandes processadores de lácteos do Reino Unido tenham introduzido o Sistema de Manejo Ambiental (EMS) para cobrir carbono, energia, água, efluentes, dejetos e embalagem. Os processadores também deverão cumprir a meta de 15% de melhora na eficiência de energia e 30% de redução relativa na quantidade de água usada no local até 2020.
As principais processadoras de lácteos britânicas se comprometeram com essas metas, entre elas, Arla Foods UK, First Milk, Dairy Crest, Muller Wiseman Dairies, Volac, BV Dairy, Longley Farm, Rodda’s e Ballyrashare. Além disso, Dairy UK, Nampak Plastics, e uma série de organizações agrícolas, além de vários varejistas britânicos, incluindo Marks & Spencer, Morrisons, Asda, Tesco, Waitrose e Co-operative, também assinaram em suporte ao Dairy Roadmap.
O primeiro Dairy Roadmap foi publicado em 2008 e focou somente no setor de leite fluido. O relatório expandiu-se para cobrir a produção total de lácteos em 2011. De acordo com Allum, esse desenvolvimento demonstra que a “ambição e o alcance da indústria cresceram”. “Não existe um ponto final ou uma linha final na sustentabilidade ambiental e continuaremos a nos desafiar para continuar progredindo nessa área”, disse ela.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.