BRF planeja se desfazer do setor de lácteos, que inclui a Batavo

Há um ano, o executivo Claudio Galeazzi chegou à presidência global da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, prometendo criar a "Ambev dos alimentos". Para cumprir a meta, empenhou-se para "revirar" a companhia e implementar mudanças. Dos nove vice-presidentes da gestão anterior, restaram dois. Na área administrativa [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Há um ano, o executivo Claudio Galeazzi chegou à presidência global da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, prometendo criar a “Ambev dos alimentos”. Para cumprir a meta, empenhou-se para “revirar” a companhia e implementar mudanças. Dos nove vice-presidentes da gestão anterior, restaram dois. Na área administrativa, 17% das vagas foram cortadas. Houve encerramento e redução de turnos nas fábricas. Tudo isso, segundo o próprio Galeazzi, para adequar a empresa ao tamanho do mercado e deixá-la menos suscetível às flutuações da economia.

O balanço do segundo trimestre, resultado de uma série de cortes, mostrou uma redução do endividamento e um aumento da margem de lucro e levou as ações da BRF a flertarem um recorde na última semana. E a temporada de enxugamentos ainda não acabou. Em entrevista um dia antes de anunciar que deixará o cargo em 31 de dezembro, o executivo disse que existem “gorduras” a serem cortadas nos próximos meses, enquanto prepara sua sucessão – nos corredores da BRF, o nome mais cotado é o de Pedro Faria, hoje presidente da área internacional da empresa.

O próximo alvo é a operação de lácteos, dona das marcas Elegê e Batavo. O setor tem margens mais baixas do que o de proteína animal – principal atividade da BRF – e contribui para puxar o resultado como um todo para baixo.

Por isso, a intenção é repassar o negócio para um grupo especializado em laticínios. Segundo fontes, entre as várias propostas, a canadense Saputo, as francesas Lactalis e Danone, além da americana General Mills, estão entre as finalistas. Executivos da BRF acreditam que a venda vai sair. Mesmo assim, Galeazzi traçou um plano alternativo caso as ofertas fiquem abaixo do patamar considerado razoável. “Caso a venda não seja interessante, vamos separar a área de lácteos em um negócio independente.”

Prova de fogo

Os cortes chegaram também à oferta de itens da companhia, que sofreu uma redução de 40% nos últimos 12 meses. Com isso, as vendas em volume no segundo trimestre caíram 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Na faxina do portfólio, a empresa priorizou produtos de preço mais alto, como congelados e semiprontos. Com isso, na mesma comparação, o preço médio dos produtos da companhia registrou um aumento de 13%, o que levou a um aumento de 2% na receita.

Segundo Galeazzi, o raciocínio por trás dos cortes é deixar a operação local do tamanho do mercado brasileiro atual. A ideia é que o resultado da companhia sofra menos com uma eventual estagnação. Para o executivo, a prova de fogo dessa estratégia está em curso. “Será importante mostrarmos um bom resultado no terceiro trimestre, apesar do cenário econômico difícil.”

As informações são da Agência Estado.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marius Cornélis Bronkhorst
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/08/2014

Só que tem uma coisa que o setor ainda não sentiu e o setor de suinos já sabe, Jan.

O PUTIN com sua corja são imprevisiveis,do jeito que mandam vir eles puro e simples cancelam negocios e eu espero que o setor se prepara para isto senão a BORDOADA depois vai DOER e MUITO.
Jan van den Broek
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2014

"Rússia autoriza Perdigão e cooperativa do Paraná a exportar lácteos"



Agora pode haver interesse maior dos americanos e europeus na compra dos ativos dos latiçinios da BRF, já que as exportações do leite deles (barrados pela Rússia) deverão ser realocados para outros mercados.


Qual a sua dúvida hoje?