O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participou nesta quarta, dia 4, da 3ª Conferência Global sobre Educação Veterinária, em Foz do Iguaçu (PR). Na oportunidade, em reunião com o diretor geral do Departamento de Saúde Animal da Costa Rica, German Rojas, Andrade assinou um protocolo para exportação brasileira de sêmen e embrião bovino para o país.
Segundo Andrade, após alguns meses de negociações sanitárias, a reunião de hoje com Rojas possibilitou oficialmente a abertura desse mercado.
– A exportação de material genético brasileiro para o país da América Central já está liberada. Isso demonstra o cuidado do governo com os exportadores brasileiros, que podem comercializar seus produtos com os melhores mercados – disse Andrade.
De acordo com Rojas, há muito tempo o país quer importar sêmen e embrião bovino do Brasil, principalmente da raça Girolando.
– Estamos muito felizes com esse protocolo e com a finalização dessas negociações. Agradecemos o ministro Antônio Andrade pela gentileza e atenção dada à Costa Rica – afirmou Rojas.
As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.