ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil atua como 'facilitador' em discussões agrícolas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Brasil passou a atuar como “facilitador” em discussões no setor agrícola, no contexto da Covid-19, que deverão apresentar resultados concretos na Organização Mundial do Comércio (OMC) no curto prazo. O diplomata Leonardo Bento será o facilitador do grupo de negociações sobre restrições nas exportações agrícolas. E o diplomata Sérgio Carvalho terá o mesmo papel nas discussões sobre tratamento especial ao algodão em termos de acesso ao mercado, subsídios, assistência técnica e transparência.

Cingapura e um grupo de mais de 20 países deverão apresentar uma proposta até o fim desta semana para isentar os produtos comprados e distribuídos pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) de restrições às exportações. No auge da primeira onda da pandemia, 22 países adotaram restrições. A maioria das medidas já foi revertida, mas o risco de recaída permanece, sobretudo com novos lockdowns e preocupações com segurança alimentar.

Essas restrições causam distorções no mercado porque podem tornar produtos mais caros, por exemplo. Não impediram, mas dificultaram ao PAM, das Nações Unidas, cumprir sua missão. Neste ano, o programa, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, recebeu US$ 1,7 bilhão, suficientes para a aquisição de apenas 3,5 milhões de toneladas de alimentos básicos, como trigo e arroz. No ano passado, com US$ 1,6 bilhão, o PAM comprou 3,6 milhões de toneladas de alimentos.

O programa precisou socorrer 97,1 milhões de pessoas em 80 países no ano passado. Agora, precisa atender 138 milhões de pessoas, 42% mais, com menos alimentos. O diplomata brasileiro, como facilitador, buscará um compromisso entre os países para isentar as compras do PAM da abrangência de medidas restritivas, e tornar mais transparentes essas medidas para evitar mais incertezas nas trocas globais.

Japão, Suíça e outros países conhecidos pelo protecionismo querem ampliar a abrangência do que significa restrição às exportações. A OMC não considera restrição, por exemplo, a prática da Argentina de taxar suas exportações de produtos agropecuários. Mas para o Japão essa taxação tem efeito nas exportações.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures