Bovinocultura de leite retrai no primeiro semestre de 2015

Na bovinocultura de leite, a maior retração ocorreu no setor primário (10,41%), em razão da queda da produção do leite cru, de 5,84% na comparação com o ano passado, além da queda dos preços. "Com preços em queda e custos em alta, a atividade leiteira tem se tornado inviável a muitos produtores, em especial de pequena escala, que têm optado por abater as vacas, frente aos preços atrativos da arroba", conclui o documento da CNA e do Cepea.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As cadeias produtivas de bovinocultura de corte e cana-de-açúcar apresentaram crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro semestre deste ano, de 2,70% e 1,71%, na comparação com o mesmo período de 2014, totalizando receitas de R$ 185,4 bilhões e R$ 108,5 bilhões, respectivamente. Já o algodão, a pecuária de leite e a soja recuaram nos primeiros seis meses do ano. A maior retração foi observada no desempenho da fibra, de 10,53%.

Estes dados fazem parte de estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que analisou o comportamento do PIB dos cinco produtos, tendo como referência a conjuntura econômica do período, com base no desempenho dos elos da cadeia produtiva: insumos, atividade primária (dentro da porteira), agroindústria e serviços (distribuição).

Na bovinocultura de leite, a maior retração ocorreu no setor primário (10,41%), em razão da queda da produção do leite cru, de 5,84% na comparação com o ano passado, além da queda dos preços. “Com preços em queda e custos em alta, a atividade leiteira tem se tornado inviável a muitos produtores, em especial de pequena escala, que têm optado por abater as vacas, frente aos preços atrativos da arroba”, conclui o documento da CNA e do Cepea.

Gráfico 1 -  Taxa de variação do segmento primário nas cadeias selecionadas – primeiro semestre de 2015 - %. 



Confira a análise completa no Boletim PIB.

As informações são da CNA.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?