Bielorrússia supre demanda de lácteos da Rússia

Desde agosto passado, a Rússia, uma nação com 143,5 milhões de pessoas, voltou-se à Bielorrússia, um pequeno país localizado no Leste Europeu, para suprir grande parte de suas demandas por lácteos [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Desde agosto passado, a Rússia, uma nação com 143,5 milhões de pessoas, voltou-se à Bielorrússia, um pequeno país localizado no Leste Europeu, para suprir grande parte de suas demandas por lácteos. País com 9,5 milhões de pessoas, a Bielorrússia declarou sua independência da União Soviética em 1990. Embora muitos na indústria de lácteos esperassem que a Bielorrússia forneceria mais produtos lácteos à Rússia após o embargo aos produtos da União Europeia (UE), Estados Unidos, Austrália e Noruega, ninguém sabia o quão criativo esse pequeno país seria.

“A Rússia é inequivocadamente o maior parceiro comercial de lácteos da Bielorrússia, comprando mais de 70% das exportações totais durante os últimos dois anos”, disse a analista do Daily Dairy Report, Sara Dorland, que é gerente da Ceres Dairy Risk Management, em Seattle. “No ano passado, a Bielorrússia aumentou suas exportações de leite e lácteos para a Rússia com relação ao ano anterior em 5,6%, para 724.000 toneladas”.
Na primeira metade de 2014, a produção de leite na Bielorrússia caiu em 1,65% com relação ao mesmo período de 2013. Apesar dessa queda na produção no começo de 2014, a Bielorrússia foi capaz de suprir a demanda adicional de lácteos da Rússia contando com a ajuda dos Estados Membros da UE.

“Através da compra de produtos lácteos adicionais de outras nações do Leste Europeu, principalmente Lituânia e Polônia, a Bielorrússia foi capaz de manter seu maior cliente feliz. Entretanto, ao aliviar a demanda de lácteos da China pode-se reduzir a necessidade da Bielorrússia de preencher os produtos lácteos domésticos com produtos da Europa”.

Na segunda metade do ano, a produção de leite na Bielorrússia aumentou em 3,7% com relação ao mesmo período de 2013, e os ganhos somente foram acelerados nesse ano. Em janeiro, a produção de leite na Bielorrússia aumentou em 3,5% acima dos níveis de 2014, para 521.800 toneladas, 9,6% a mais que os níveis de dezembro anterior. A maior produção deverá dar à Bielorrússia os meios para continuar suprindo a demanda adicional de lácteos da Rússia sem ter que depender das importações.

“O embargo russo aos produtos lácteos provavelmente reduziu a oferta doméstica de leite e produtos lácteos na Bielorrússia, o que forçou o país a importar mais produtos lácteos para cumprir com as vendas à Rússia”, disse Dorland. Entre agosto e dezembro de 2014, a Lituânia e a Polônia exportaram 40.687 toneladas e 24.844 toneladas de leite e creme, respectivamente, à Bielorrússia. No mesmo período de 2013, as exportações à Bielorrússia desses países foram virtualmente inexistentes. As exportações de queijos da UE-28 à Bielorrússia aumentaram dramaticamente entre agosto e dezembro de 2014, para 3.125 toneladas, aumentando em 444% comparado com o mesmo período de 2013.

“Com a produção de leite na Bielorrússia aumentando, as exportações da Lituânia e da Polônia à Bielorrússia poderão diminuir em 2015, e isso deixaria mais produtos disponíveis nos mercados mundiais em um momento em que os preços estão relativamente baixos”.

O embargo russo aos produtos lácteos de muitos importantes exportadores mundiais deverá continuar até julho de 2015.

A reportagem é do AgWeb. Traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?