Variedades de doce de leite produzido em fábrica de
Pompéu (Foto: Gustavo Marques/Divulgação)
São muitas variedades. Doces de leite com amendoim, coco e também chocolate. Alguns deles vêm com um tipo de polpa especial que acentua o sabor. Os produtos são vendidos em Pompéu, Martinho Campos, Pitangui, Papagaios, Maravilhas, Abaeté e outras cidades da região.
Uma das produtoras caseiras é a doceira Aparecida Ferreira. "Faço de ambrosia, de leite, de amendoim, de figo e laranja. Aprendi com minha mãe", contou ela. Outra produtora da região, Zelma Alves Menezes, faz os doces em Silva Campos, distrito de Pompéu. "Usamos várias matérias-primas da natureza, como o coco do cerrado, o pequi e a raiz do mamão", revelou.
O doce de leite de amendoim é tradição familiar de Regina de Castro. A mãe dela, moradora de Unaí, pedia ajuda dela no preparo. "Hoje faço só para os amigos e para dias de festa em casa. Faço mais por encomenda", relatou.
Festival de doces
Para promover o produto local, o Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu (IHGP) promoveu, no dia 20 de agosto, um festival da iguaria. O evento fez parte da programação elaborada em homenagem aos 263 anos da lendária fazendeira Joaquina do Pompéu, que viveu na região entre 1752 a 1824.
"Trabalhamos há muito tempo com esses doces. É uma honra mostrar nossos produtos nesta feira, porque fazemos nossos produtos com amor e carinho", disse Gustavo Marques, que trabalha na fábrica de doces.
De acordo com Hugo de Castro, organizador do festival, o evento estimula os profissionais que trabalham na produção do tradicional alimento. "O doce de leite, desde os remotos tempos de Joaquina do Pompéu, com criação de gado leiteiro, foi passando de tradição como sendo receita peculiar das famílias pompeanas. Nosso doce não é só uma delícia, mas também o ganha-pão de muitas famíias".
A realização de outros eventos relacionados ao doce de leite é planejada. "Nossa intenção é fazer um festival exclusivo de doce de leite, para alavancar essa tradição. Estamos estudando uma parceria com uma feira leiteira que ocorre na cidade", concluiu Hugo de Castro.
As informações são do G1.