As bebidas à base de cereais, como aquelas feitas de arroz e aveia, não são apropriadas como um substituto completo do leite para crianças pequenas, disse a entidade Food Standards Australia New Zealand (FSANZ).
De acordo com reportagem de Dominique Patton para o site Dairy Reporter, as bebidas de cereais, que freqüentemente substituem o leite ou as bebidas de soja, contêm somente 10% das proteínas encontradas no leite.
A organização recomendou que todas as bebidas à base de cereais que têm um baixo teor protéico deveriam trazer um alerta em seus rótulos informando que "o produto não é adequado como um substituto completo do leite para crianças com menos de cinco anos".
Este alerta da FSANZ foi divulgado após a So Natural Foods ter feito um requerimento para que as companhias possam adicionar vitaminas e minerais selecionados, incluindo cálcio, riboflavina e vitamina D, em bebidas de cereais para refletir melhor o teor nutricional do leite.
Como parte do recente processo de aprovação, a FSANZ decidiu lançar uma campanha pública para conscientizar os consumidores sobre as diferenças entre essas bebidas e o leite para evitar riscos à saúde das crianças, particularmente às de menos de cinco anos.
As vendas de bebidas à base de cereais nos supermercados australianos totalizaram 3,8 milhões de litros no ano (que terminou em abril de 2005). A So Natural Foods estima que são vendidos 5,5 milhões de litros dessas bebidas na Austrália e na Nova Zelândia. As vendas de leite bovino na Austrália em 2004 foram de 1,085 bilhão de litros e, de bebida de soja, de 47 milhões de litros.
Bebidas à base de cereais não são alternativas ao leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.