Banco da Terra vai financiar compra da parte de outros beneficiários de imóvel herdado

Herdeiros de produtores rurais poderão financiar com recursos públicos a compra da parte de outros beneficiados de imóvel herdado. As mudanças foram defendidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em benefício da agricultura familiar. "A nova lei vai beneficiar aqueles que não têm seu pedaço de chão e que sonham com a possibilidade de comprar as terras por meio de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Herdeiros de produtores rurais poderão financiar com recursos públicos a compra da parte de outros beneficiados de imóvel herdado. Esta possibilidade está prevista no Projeto de Lei Complementar 362/06, do Poder Executivo, aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira. Ele altera pontos da Lei Complementar 93/98, que institui o Fundo de Terras e da Reforma Agrária, o Banco da Terra.

As mudanças foram defendidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em benefício da agricultura familiar. “A nova lei vai beneficiar aqueles que não têm seu pedaço de chão e que sonham com a possibilidade de comprar as terras por meio de financiamento”, afirmou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, durante debate na sessão do Senado que analisou a matéria. O texto segue para sanção ou veto da Presidência da República.

O substitutivo do Senado amplia de 20 para 35 anos o prazo de amortização dos contratos de financiamento com recursos do banco. Quando a atividade econômica e o prazo de maturidade do empreendimento exigirem, o prazo de carência poderá ser ampliado de 36 para 60 meses, o que será definido por regulamento.

Também por regulamento, o Executivo poderá aumentar ou diminuir o limite de renda bruta familiar anual para que o produtor rural possa apresentar um pedido de financiamento. A Lei Complementar 93/98 fixa o limite máximo de renda em R$ 15 mil.

Os juros dos financiamentos são limitados a 12% ao ano, mas pode haver redutores de até 50% sobre as parcelas da amortização do principal e sobre os encargos financeiros. Trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente os assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários podem recorrer aos empréstimos, bastando comprovar, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade agropecuária.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Andre Costa Gaspar
ANDRE COSTA GASPAR

PIUMHI - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/04/2014

Gostaria muito de saber mais informação
Qual a sua dúvida hoje?