A balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 15 mil toneladas em julho, aumento de 17,2% em relação ao déficit apresentado no mês anterior. Considerando os dados em valor, o déficit foi 71,7% maior que o de junho.
Na comparação anual, o crescimento do déficit foi de 136,8% em volume, passando de um saldo negativo de 6,3 mil toneladas para as 15 mil toneladas de leite importadas em julho.
Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos – Julho de 2013
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint
Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 109,34 milhões de litros, o maior valor desde novembro de 2012, como pode ser observado no gráfico abaixo. Isto ocorre devido à escassez de oferta nacional, que tem alavancado os preços a recordes históricos.
Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importada mensal (milhões de litros de leite)
Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC
O crescimento das importações de leite em pó integral foi de 57% frente a junho. Houve, inclusive, expressivo volume de leite em pó importado dos Estados Unidos, país que há um bom tempo não participava da pauta de importações brasileiras.
Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
