A balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 14,4 mil toneladas em agosto, redução de 4,5% em relação ao déficit apresentado no mês anterior. Considerando os dados em valor, o déficit foi 5,5% maior que o de julho. Isto ocorreu pois a diminuição do volume importado foi em produtos de menor valor agregado, como o leite UHT. No entanto, houve expressivo aumento na importação de leite em pó desnatado – quase 50% - produto de maior valor agregado, o que fez com que o déficit da balança comercial de lácteos aumentasse, mesmo com a redução no volume importado.
Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos – Agosto de 2013
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint
Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 112,43 milhões de litros, superando o recorde de importação de 2013 que havia sido alcançado no mês anterior.
É interessante notar que, embora no agregado anual as importações em equivalente-leite estejam 8,6% menores que em 2012, nos últimos 3 meses a importação em equivalente-leite foi superior à de 2012, como pode ser visto no gráfico a seguir.
Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importada mensal (milhões de litros de leite)
Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC
O crescimento das importações de leite em pó integral foi de 3% frente a julho. O valor médio dos produtos lácteos exportados foi de US$3,08/kg enquanto o valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$3,90.
Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
