Embora a comparação mensal sugira que há um movimento de alta nas importações, ao analisarmos os dados anuais vemos que o déficit da balança comercial de março deste ano, em volume, foi 49% menor que o apresentado no mesmo período de 2012, quando atingiu 15,4 mil toneladas.
Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos – Março de 2013
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint
Em volume, as importações aumentaram 37,9%, já o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) foi de 75,91 milhões de litros, o que representou um aumento de 54,1% frente a fevereiro deste ano. No entanto, na comparação com março de 2012, verifica-se uma queda de 29,2%. Esta expressiva queda no volume importado anual pode ser explicada pelo aumento nos preços internacionais verificados, reflexo da seca na Nova Zelândia, no últimos meses, que tornou o leite nacional mais competitivo no mercado internacional.
Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importado mensal (milhões de litros de leite)
Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC
As importações de leite em pó tiveram grande peso no aumento do total importado, havendo crescimento de 115% na comparação com fevereiro. Enquanto em fevereiro foram internalizadas 2,8 mil toneladas, em março a quantidade foi de 6,1 mil toneladas de leite em pó.
Neste cenário, o principal fornecedor de leite em pó para o Brasil voltou a ser o Uruguai responsável por 51% do total importado do produto, os outros 49% foram originados da Argentina (45%) e do Chile (4%). As importações de leite em pó uruguaio apresentaram crescimento de 335%, comparadas ao volume internalizado em fevereiro, enquanto o volume proveniente da Argentina aumentou em 84%.
Quanto às exportações, houve queda de 16% em volume, e 18% em valor, na comparação com o mês anterior. Na comparação anual, houve crescimento de 10,2% e 11,3% no volume exportado e em valor, respectivamente. As exportações em equivalente-leite em março atingiram volume de 10,6 milhões de litros de leite.
A matéria é da Equipe MilkPoint com dados do MDIC.
