Balança comercial de lácteos: maio apresenta maior déficit dos últimos 16 anos

A balança comercial de lácteos teve um déficit de 22.208 toneladas em maio, 19,4% maior que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos foi de US$ 51,2 milhões. O resultado é reflexo do baixo volume exportado aliado a volumes expressivos de importação.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A balança comercial de lácteos teve um déficit de 22.208 toneladas em maio, 19,4% maior que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos foi de US$ 51,2 milhões. O resultado é reflexo do baixo volume exportado aliado a volumes expressivos de importação.

Tabela 1. Exportações e importações por categoria de produto.

Fonte: MDIC
 
As exportações apresentaram aumento de 31,3% em volume e de 114,8% em valor. Em maio, foram exportadas 3,7 mil toneladas de produtos lácteos, contra 2,8 mil toneladas em abril. Na comparação com maio de 2015, no entanto, observa-se leve queda de 3,4% nos volumes exportados.

Já as importações, tiveram alta de 21% frente a abril. Com destaque para o leite em pó integral, com alta de 43% no volume importado, chegando a 17,7 mil toneladas importadas. Outros itens como soro de leite (+20%) e queijos (+16%) também apresentaram aumentos expressivos nos volumes internalizados. Por outro lado, as importações de leite em pó desnatado despencaram 45%, totalizando 1.700 toneladas.

As importações de leite em pó (tanto integral quanto desnatado), vieram, em grande parte, do Uruguai, país que foi origem de 77,5% das compras do produto no mês de maio. Outras 3,1 mil toneladas vieram da Argentina (16% do total) e 1,3 mil toneladas foram importadas do Chile (6,5% do total).

Analisando as quantidades em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para a fabricação de cada produto), a quantidade importada foi de 201,4 milhões de litros em maio, aumento de 19,1% em relação a abril. Na comparação com maio de 2015, o aumento nas importações em equivalente-leite é de 107%.

Já as exportações em equivalente-leite apresentaram aumento de 57,8% sobre o mês anterior, indo de 15,3 milhões de litros para 24,2 milhões de litros. Apesar da alta nas exportações, ao compararmos com 2015, o volume de maio é apenas 1,1% superior ao mesmo mês do ano passado.

Devido a isso, o saldo da balança comercial de lácteos foi negativo em 177,9 milhões de litros, o pior resultado desde janeiro de 2000, quando o saldo ficou negativo em 192,6 milhões de litros.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês).




No saldo acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o déficit da balança comercial de lácteos em equivalente-leite é de 520,2 milhões de litros, 83,7% acima do mesmo período de 2015.

A matéria é da equipe MilkPoint, a partir de dados do MDIC.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

FELIPE FIGUEIREDO DE SOUZA
FELIPE FIGUEIREDO DE SOUZA

SALVADOR - BAHIA

EM 14/06/2016

Vergonhoso mesmo. O Uruguai infinitas vezes menor que o Brasil consegui exportar mais que o nosso país. Vai entender...
José Pedro Franqueira Junqueira
JOSÉ PEDRO FRANQUEIRA JUNQUEIRA

SÃO LOURENÇO - MINAS GERAIS

EM 07/06/2016

Este é o reflexo do que fizeram ao produtor (governo e indústria),esmagando e culpando por tudo de ruim que acontecesse. Se contrata é escravizador e a fiscalização cai em cima com multas absurdas. Se produz é ladrão do leite dos bezerros e assim por diante. É vergonhoso um pais com o nosso potencial importar leite, mas vamos pagar ( e caro) por esse descaso . Aliado ao desanimo de se produzir neste cenário ainda há o aumento de custo causado por adversidade climática , que deve fazer com que os alimentos em geral sofram  um aumento bastante significativo. Mas talvez isso possa mostrar a população em geral o verdadeiro valor de um profissional que luta de sol a sol para colocar alimento na mês das pessoas.
Qual a sua dúvida hoje?