A balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 14,5 mil toneladas em setembro, aumento de 0,8% em relação ao déficit apresentado no mês anterior. Considerando os dados em valor, o déficit foi 5,7% maior que o de agosto. Isto ocorreu, pois a diminuição do volume exportado foi maior que a dos produtos importados, o que contribuiu para este aumento no déficit comercial.
Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos – Setembro de 2013
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint
Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 104,19 milhões de litros, queda de 7,3% frente às importações em equivalente-leite de agosto, que haviam sido as maiores de 2013.
Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importada mensal (milhões de litros de leite)
Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC
As importações de leite em pó tiveram queda de 10,4% frente a agosto. Do total de 8,7 mil toneladas importadas, 45,2% foram provenientes do Uruguai, 44,4% da Argentina, 8% do Chile e 2,4% dos Estados Unidos.
O valor médio dos produtos lácteos exportados foi de US$3,17/kg enquanto o valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$4,11.
Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.