Já em termos financeiros, a balança comercial aumentou o déficit em 19,5% em relação a fevereiro, totalizando saldo negativo de 2,81 milhões de dólares no mês.
É importante ressaltar que a balança comercial de lácteos, apesar de negativa, está com défcits relativamente baixos quando analisado o histórico do Brasil no setor. Em comparação com o mesmo mês do ano de 2013, este valor representa apenas 8,7% do total do saldo negativo no ano passado em março.
Tabela: Balança Comercial de Lácteos – Março de 2014
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint
Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 27,2 milhões de litros, queda de 24% frente às importações de janeiro. A Argentina, que conta com barreiras à exportação para controle de inflação no mercado interno, foi responsável por 55,2% ante a 80,2% no mês passado em relação à quantidade importada. As exportações em equivalente-leite também involuíram, com baixa de 5,3%.
Gráfico: Quantidade de equivalente-leite exportada anual (milhões de litros de leite)
Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC
No acumulado destes três últimos meses, em termos de equivalente leite, o Brasil já exportou 80,6% de toda a quantidade somada em 2013 e cerca de 92,2% quando comparados com o ano de 2012, conforme ilustrado no gráfico.
O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$4,39/kg, 4,5% abaixo do valor apresentado em fevereiro.
Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
