Baby boom esperado na China não se concretizou

A China anunciou que abandonaria a política do filho único em novembro passado, permitindo que casais tivessem uma segunda criança caso um dos pais fosse filho único. Nesse contexto, os investidores anteciparam um segundo baby boom com fortes vendas de produtos relacionados a bebês, como fraldas e fórmulas infantis [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0



A China anunciou que abandonaria a política do filho único em novembro passado, permitindo que casais tivessem uma segunda criança caso um dos pais fosse filho único. Onze milhões de casais se adequavam a essas novas leis e a expectativa era que aproximadamente metade desses casais iriam querer aproveitar essa nova política dentro de cinco anos. Nesse contexto, os investidores anteciparam um segundo baby boom com fortes vendas de produtos relacionados a bebês, como fraldas e fórmulas infantis.

Porém, após seis meses, apenas 3% dos casais que poderiam fazer essa solicitação pediram permissão para ter um segundo filho. As expectativas de crescimento da população chinesa estão enfraquecendo. Os possíveis pais estão sendo detidos pelo oneroso processo de permissão e pelo alto custo de se criar uma criança. O Credit Suisse estima que os custos de se criar uma criança do nascimento até a idade adulta consome cerca de 43% da receita média das famílias. Se a China não conseguir manter o boom de crescimento econômico dos últimos anos e a receita se estagnar ou começar a cair, o custo de criar uma criança seria ainda mais oneroso.

As Nações Unidas previram que a população da China começará a cair em 2030. A população em idade ativa da China já está em seu terceiro ano de declínio. Essas tendências demográficas representam outra tensão financeira para a população que trabalha, à medida que essa ajuda a dar suporte à geração anterior e mais populosa.

Apesar de o baby boom antecipado parecer ter sido precipitado, a China provavelmente continuará importando grandes volumes de produtos lácteos nos próximos anos. O crescimento da demanda deverá ultrapassar qualquer aumento na oferta e a China recentemente mostrou mais interesse no leite UHT e nos queijos. Entretanto, o apetite da China para produtos lácteos será menor do que poderia ser se o país tivesse retardado com sucesso as tendências demográficas da política do filho único.

A reportagem é do Daily Dairy Report, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?