Aumenta diferença entre custos de produção de preços do leite na Alemanha

Como mostrado pelos últimos resultados do estudo sobre custos de produção de leite realizado pelo Büro für Agrarsoziologie & Landwirtschaft (BAL), o custo de produção de leite na Alemanha em abril de 2014 alcançou 45,95 centavos de euro (59,49 centavos de dólar) por quilo, enquanto o preço do leite caiu para 40,60 centavos de euro [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Como mostrado pelos últimos resultados do estudo sobre custos de produção de leite realizado pelo Büro für Agrarsoziologie & Landwirtschaft (BAL), o custo de produção de leite na Alemanha em abril de 2014 alcançou 45,95 centavos de euro (59,49 centavos de dólar) por quilo, enquanto o preço do leite caiu para 40,60 centavos de euro (52,56 centavos de dólar). Isso deixa os produtores com um déficit em seus custos de produção de mais de 5 centavos de euro (6,47 centavos de dólar) por quilo. Em janeiro de 2014, os custos de produção eram de 45,16 centavos de euro (58,47 centavos de dólar) e o preço era de 41,46 centavos de euro (53,68 centavos de dólar) por quilo.

O estudo mencionado, que foi feito a pedido do European Milk Board (EMB) e MEG Milch Board como um projeto conjunto, também mostra o custo de produção de leite de acordo com diferentes regiões. Com 51,06 centavos de euro (66,11 centavos de dólar) por quilo, os custos foram particularmente altos na região sul da Alemanha (Saarland, Bavária, Baden-Württemberg, Rhineland-Palatinate, Hesse). Na região leste (Thuringia, Saxony, Saxony-Anhalt, Brandenburg, Mecklenburg-Vorpommern), os custos em abril de 2014 foram de 43,52 centavos de euro (56,34 centavos de dólar) por quilo e no norte (North Rhine-Westphalia, Lower Saxony, Schleswig-Holstein) foram de 40,95 centavos de euro (53,02 centavos de dólar) por quilo de leite.

Para abril de 2014, a razão entre preço do leite e custo de produção calculada pelo MEG Milch Board revela a cobertura do custo médio de apenas 88%, isto é, um déficit de 12%.

De acordo com o presidente do EMB, Romuald Schaber, o fato de a diferença entre custos de produção e preço do leite estar crescendo não é um fenômeno de curto prazo. “Os produtores vêm enfrentando essa situação difícil já há um bom tempo. Infelizmente, esperamos que isso seja exacerbado ainda mais”.

A União Europeia (UE) precisa de medidas eficientes para lidar com a crise para manter sua produção de leite a um nível suficiente. “A situação na UE já é crítica em geral, mas devido às restrições russas às importações, a pressão está ainda maior”, explicou Shaber, referindo-se aos problemas no setor de lácteos. Talvez fosse necessário determinar uma Agência de Monitoramento que regulamentaria a oferta visando permitir que os produtores de leite alcancem um preço que cubra os custos de seus produtos. “Sem a intervenção dessa Agência de Monitoramento, não será possível para o setor de lácteos reagir adequadamente em todas as situações”.

A reportagem é do http://www.europeanmilkboard.org, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?