Até 50% dos produtos lácteos no mercado russo são falsificados, diz relatório
Em janeiro, o mercado de queijos russo cresceu em 34%, de acordo com a Rosstat. Entretanto, a produção de leite e o volume de leite importado caíram em 3% e 34%, respectivamente. Essas estatísticas indicam a possibilidade de que o óleo de palma esteja sendo usado na produção de queijos russos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Os produtos lácteos falsificados representam 50% dos produtos nas prateleiras das lojas, segundo relatou o jornal. Analistas citados pela reportagem também disseram que o aumento nos produtos lácteos falsos inclusive levou ao crescimento nas importações de óleo de palma. Nos primeiros dois meses desse ano, as importações de óleo de palma aumentaram em 36,9% comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o serviço estatal de estatísticas, Rosstat.
O óleo de palma, óleo vegetal comestível extraído da polpa dos frutos de dendezeiros, é amplamente utilizado na produção de doces, tortas, biscoitos, óleos de cozinha e produtos lácteos devido a seu baixo custo.
A produção de queijos da Rússia aumentou de forma significativa desde o ano passado, após o embargo aos produtos lácteos da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, relacionado às suas sanções sobre Moscou por causa da crise na Ucrânia.
Em janeiro, o mercado de queijos russo cresceu em 34%, de acordo com a Rosstat. Entretanto, a produção de leite e o volume de leite importado caíram em 3% e 34%, respectivamente.
Essas estatísticas indicam a possibilidade de que o óleo de palma esteja sendo usado na produção de queijos russos.
A reportagem é do The Moscow Times, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.