Arla lança novo contrato direto de fornecimento de leite

A cooperativa de lácteos britânica, Arla Foods UK plc, lançou seu primeiro contrato de fornecimento direto de leite. O novo contrato "Arla Direct" veio como parte de uma onda de mudanças na indústria de lácteos britânica para regulamentar o setor de processamento e proteger os produtores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos britânica, Arla Foods UK plc, lançou seu primeiro contrato de fornecimento direto de leite. O novo contrato “Arla Direct” veio como parte de uma onda de mudanças na indústria de lácteos britânica para regulamentar o setor de processamento e proteger os produtores. Acredita-se que esse é o primeiro contrato de leite que cumpre totalmente com o código de boas práticas no setor leiteiro sobre relações contratuais (leia mais sobre esse código clicando aqui).

Oferecendo uma flexibilidade maior de acordo com os novos códigos de prática de mercado, o Arla Direct recebeu reações positivas dos produtores de leite e da União Nacional de Produtores Rurais (NFU).

Com um preço padrão do litro de 30,02 centavos de libras esterlinas (45,9 centavos de dólar), o Arla Direct visa oferecer segurança aos produtores. O contrato inclui variações composicionais e líquidas, um bônus de volume para produtores maiores, opções de sazonalidade e um período de aviso prévio de 12 meses, incluindo um desencadeador de três meses, como determina o código.

Falando no lançamento, o chefe do setor de leite e serviços aos membros da Arla, Ash Amirahmadi, disse: “Acreditamos que esse contrato oferece aos produtores de leite na Inglaterra, Escócia e País de Gales, que ainda não estão fornecendo à Arla, um preço premium do leite em longo prazo e uma segurança de fornecimento de leite ao produtor que pertence à cooperativa que está investindo no futuro da indústria”.

“Desde seu lançamento em setembro, houve vários debates sobre o código e a Arla está cumprindo seus compromissos introduzindo o que acreditamos ser o primeiro contrato de fornecimento de leite totalmente compatível”.

Dois contratos estão agora disponíveis na Arla: o contrato direto e o contrato Arla Foods Milk Partnership (AFMP). Esse segundo é o que deve ser escolhido pelos produtores que aspiram ser membros da Arla Foods Amba no futuro.

Comentando sobre o contrato, o presidente da NFU, Mansel Raymond, disse: “Esse é um passo importante e positivo para o setor leiteiro da Arla Amba no Reino Unido. É vital que a Arla mostre forte liderança e um compromisso com relações contratuais equitativas com fornecedores de leite”.

“Dentro do Código de Contrato Leiteiro, existem isenções específicas para membros potenciais e existentes da cooperativa. Por exemplo, o direito de terminar um contrato com três meses de aviso prévio não se aplica”.

O lançamento do Arla Direct faz parte do recrutamento nacional para garantir o fornecimento de 500 milhões de litros de leite a mais do Reino Unido. Processando aproximadamente 3,2 bilhões de litros de leite por ano e com vendas de aproximadamente £2 bilhões (US$ 3,09 bilhões), a Arla é a maior companhia de lácteos do Reino Unido.

A reportagem é do TheCattleSite, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/02/2013

Finalmente uma indústria enxergou a importância de se criar uma relação de respeito na cadeia produtiva. Espero que seja bem sucedida a iniciativa, e que possamos ter este modelo de contrato sendo aplicado aqui no Brasil.
Qual a sua dúvida hoje?