Arla impulsiona crescimento com acordo com companhia de lácteos do Egito
A cooperativa de lácteos dinamarquesa, Arla Foods, deu mais um passo em direção à expansão nos mercados emergentes fechando um acordo com a companhia de lácteos do Egito, Arab Dairy Products, abrindo uma potencial disputa de lances contra o grupo de investimentos, Pioneers Holding. A Arla, em uma carta enviada aos acionistas da Arab Dairy Products, propôs uma oferta [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A Arla, em uma carta enviada aos acionistas da Arab Dairy Products, propôs uma oferta “não vinculativa” de 65 libras egípcias (US$ 8,96) por ação para o grupo de lácteos que tem sede em Cairo. Uma oferta formal é dependente de uma devida diligência “satisfatória” da Arab Dairy Products e uma aprovação pela diretoria da Arla.
O interesse colocou a Arla em uma potencial disputa com a Pioneers Holdings, um grupo de investimentos do Oriente Médio que no mês passado revelou uma oferta de 56 libras egípcias (US$ 7,72) por ação pela Arab Dairy Products. A Pioneer Holdings também é um dos principais acionistas da Arab Dairy Products, com uma participação relatada de 17-25%.
Um porta-voz da Arla Foods disse que a cooperativa não falou com a Pioneers após obter sua aprovação. “Eles fizeram a proposta deles. Nós fizemos a nossa. Cabe aos acionistas, que terão que escolher”.
Entretanto, a entrada no mercado egípcio estaria de acordo com os objetivos da Arla de expandir fora dos históricos mercados da Europa ocidental, onde o crescimento do consumo é limitado, mas os volumes de leite deverão aumentar uma vez que as cotas de produção forem removidas no próximo ano.
O presidente da Arla para África e Oriente Médio, Rasmus Malmbak Kjeldsen, disse que a produção de lácteos da Arab Dairy é baseada na matéria-prima obtida da “recombinação” – isto é, adição de água ao leite em pó. “Aproximadamente 80% do leite em pó é importado pelo Egito”, implicando “potencial considerável” para usar o leite fornecido pelos 13.500 produtores da Arla em sete países no norte da Europa ocidental”.
A Arab Dairy reportou uma perda de 3,6 milhões de libras egípcias (US$ 496.287) no ano passado, comparado com ganhos de 9,8 milhões de libras egípcias (US$ 1,35 milhão) em 2012, com receitas aumentando em 6,7%, para 650,6 milhões de libras egípcias (US$ 89,69 milhões).
A Arla no mês passado destacou as dificuldades em um mercado mundial de lácteos que está passando por um “período difícil”, com a produção tendendo a aumentar enquanto a demanda caiu, em curto prazo pelo menos, com importantes importadores chineses recuando após a construção de estoques no começo do ano.
“As tendências nos preços globais do leite cru estão apontando para baixo rapidamente”, disse a cooperativa, reduzindo sua previsão para pagamentos aos produtores nesse ano. Entretanto, o grupo disse que uma parte “importante” de sua estratégia, para crescer fora da Europa, “está funcionando”, com as vendas aumentando em 22% no Oriente Médio e África e 251% na China.
A Arla também destacou que está “entrando em novos mercados na África, onde há uma crescente demanda por alimentos saudáveis e nutritivos” e no Oriente Médio, investiu na Arábia Saudita, para apoiar as vendas regionais.
Muitos outros grupos ocidentais de lácteos também estão buscando crescimento através de aquisições em mercados emergentes com a Parmalat, controlada pela francesa Lactalis, na semana passada revelando sua segunda compra no Brasil em duas semanas.
A reportagem é do Agrimoney, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.