A Arla afirmou que seus produtores fornecem cerca de 700 milhões de litros de leite orgânico por ano e que as vacas que produzem o leite orgânico free-range são criadas ao ar livre durante uma média de 200 dias por ano.
No início deste ano, a Arla lançou uma campanha de 4 milhões de libras esterlinas (US$ 5,16 milhões) no Reino Unido para apoiar o seu leite orgânico recém-lançado. Entretanto, um comercial que afirmou que o leite orgânico era "bom para a terra" e visava "um futuro mais sustentável" foi banido pela Advertising Standards Authority (ASA).
Tendo sido criticada por sua publicidade, a Arla removeu qualquer referência ao leite orgânico como “ser bom para a terra" de suas embalagens. A frase "bom para você" - outro ponto de discórdia que apareceu nos antigos rótulos - também desapareceu.
As mudanças refletem uma mudança nas percepções dos consumidores em relação ao produto orgânico: alguns compradores não pensam mais que os alimentos orgânicos são mais saudáveis.
É por isso que a Arla - e outras empresas - estão voltando as atenções para o lado ético de seus produtos: free-range (animais criados livremente) e comércio justo. Se a indústria continuar a avançar nessa direção, outras empresas poderão ter que repensar a forma como comercializam produtos orgânicos.
A reformulação da marca da Arla faz parte de uma campanha de marketing de 5 milhões de libras esterlinas (US$ 6,46 milhões) para aumentar a categoria de produtos orgânicos no Reino Unido. A produção de leite orgânico no Reino Unido aumentou 4,4% em 2016, em contraste com a categoria padrão de leite, que caiu 1,9% durante o mesmo período.
A Cooperativa de Fornecedores de Leite Orgânico disse que uma em cada quatro famílias do Reino Unido agora compra leite orgânico. O diretor gerente da Arla Foods UK, Tomas Pietrangeli, comentou: "Acreditamos que existe uma margem significativa de crescimento para a categoria de leite orgânico e para tornar o leite orgânico mais acessível aos nossos consumidores. Nossa nova campanha publicitária, enfatizando a questão do free-range, ajudará as pessoas a compreender melhor os benefícios do orgânico, incentivando-as a trocar o leite fresco padrão pelo orgânico”.
A publicidade na TV coincide com o aumento da distribuição da marca, que agora é vendida nos supermercados Tesco, Asda, Sainsbury’s e Morrisons. A linha inclui leite semidesnatado e integral em garrafas de dois litros.
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As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.