Análise: Como a produção de leite da UE responderá aos menores preços?

A oferta de leite da União Europeia (UE) continuou crescendo nos últimos meses e nos primeiros seis meses do ano, as captações de leite foram 5,1% maiores do que no mesmo período do ano anterior, de acordo com a DairyCo. Em uma análise recente do mercado [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A oferta de leite da União Europeia (UE) continuou crescendo nos últimos meses e nos primeiros seis meses do ano, as captações de leite foram 5,1% maiores do que no mesmo período do ano anterior, de acordo com a DairyCo.

Em uma análise recente do mercado atual, a DairyCo disse que o crescimento parece ter sido direcionado pelos retornos atrativos à produção de leite no começo do ano. A organização levantou a questão: “com os preços do leite sob pressão por causa da queda nos mercados atacadistas, quais são as previsões par os fornecedores de leite nos próximos meses?”

A DairyCo disse que a margem bruta média rural da UE, conforme reportado pela Comissão Europeia, aumentou firmemente durante 2013 e em 2014, em resposta aos maiores preços do leite. O otimismo gerado através de condições de mercado favoráveis no ano de 2013/14, bem como a remoção iminente de cotas, levou a certa expansão do rebanho, que poderia manter a oferta forte durante os próximos meses.

A DairyCo disse que além disso nesse ano, o impulso à margem começou a vir devido à queda nos custos operacionais ao invés de pelo aumento no preço do leite. À medida que os preços dos alimentos animais estão baixos, antecipa-se que muitos países manterão o uso de alimentos animais em seus níveis normais, apesar dos preços menores do leite.

A DairyCo disse que para as fazendas leiteiras manterem uma boa margem bruta nos principais países produtores, a única coisa significante atualmente que poderá os limitar será a ameaça de um super-imposto.

Entretanto para alguns, a DairyCo disse que os menores preços do leite poderiam resultar em um declínio sazonal maior na produção. A maioria dos dados até agora da UE para produção vai até junho de 2014 e, dessa forma, na engloba a reação do mercado ao embargo russo. Isso pode levar à menor produção de leite, particularmente naqueles países para os quais a Rússia era um importante destino das exportações.

As análises da DairyCo destacam que à medida que nos aproximamos do último trimestre de 2014, as previsões de produção serão confrontadas com a possibilidade de outro inverno ameno e começo rápido da primavera. Mesmo considerando condições similares, o ritmo de crescimento da produção de leite com relação ao ano anterior deverá desacelerar durante a segunda metade do ano, considerando a comparação mais forte ano a ano.

A reportagem é do https://www.agriland.ie, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?