O declínio afetará mais a América do Norte, que terá uma perda de dois bilhões de litros de leite puro até 2021, uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) negativa de quase 2%. Ao contrário, nos mercados emergentes, deverá haver um aumento nas vendas de leite puro até 2021, lideradas pelas regiões do Oriente Médio e Norte da África, onde o mercado expandirá a uma CAGR de 4,9%.
O Canadean atribui a contração das vendas de leite puro nos mercados desenvolvidos à rápida mudança do consumo doméstico no café da manhã, frequentemente vista como a refeição tradicional na qual o leite ganha destaque. “À medida que os consumidores precisam cada vez mais de opções para o café da manhã que possam ser consumidas em movimento, o leite passa a ser menos visto como uma alternativa para começar o dia", disse a analista de bebidas do Canadean, Abigail Kendall. “Além disso, os benefícios à saúde associados com o consumo de leite puro, como fornecer proteína e cálcio, estão sendo ofuscados por preocupações de que a bebida é rica em gordura”.
O forte crescimento dos mercados de leite em países emergentes, como o Chile, pode ser parcialmente atribuído a programas de leite escolar, um conceito que é menos popular nos países ocidentais devido às diferenças no estilo de vida. “As alternativas ao leite, como o leite de soja, são cada vez mais vistas como bebidas da moda. Essa tendência é complementada pela crescente popularidade do veganismo e aumento nas incidências de intolerância à lactose na população em geral”.
“Os consumidores gostam de inovações nas bebidas e isso pode ser encontrado nas categorias lácteas mais novas que parecem ser mais atrativas do que a categoria do leite puro. Assim, o leite de soja e as alternativas ao leite deverão apresentar crescimento em todas as regiões do mundo até 2021”.
As informações são do Canadean, traduzidas pela Equipe MilkPoint Indústria.