Alternativas ao leite crescem globalmente enquanto o consumo do produto puro enfrenta declínio até 2021

As últimas previsões de longo prazo do Canadean para 2021 destacam a queda no consumo de leite puro no ocidente e o potencial para os produtos que são alternativas ao leite em todo o mundo. O mercado de leite puro, ou seja, leite embalado e sem acréscimo de sabor deverá declinar em boa parte do mundo entre 2016 e 2021, de acordo com o Canadean.

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As últimas previsões de longo prazo do Canadean para 2021 destacam a queda no consumo de leite puro no ocidente e o potencial para os produtos que são alternativas ao leite em todo o mundo. O mercado de leite puro, ou seja, leite embalado e sem acréscimo de sabor deverá declinar em boa parte do mundo entre 2016 e 2021, de acordo com o Canadean.

O declínio afetará mais a América do Norte, que terá uma perda de dois bilhões de litros de leite puro até 2021, uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) negativa de quase 2%. Ao contrário, nos mercados emergentes, deverá haver um aumento nas vendas de leite puro até 2021, lideradas pelas regiões do Oriente Médio e Norte da África, onde o mercado expandirá a uma CAGR de 4,9%.


O Canadean atribui a contração das vendas de leite puro nos mercados desenvolvidos à rápida mudança do consumo doméstico no café da manhã, frequentemente vista como a refeição tradicional na qual o leite ganha destaque. “À medida que os consumidores precisam cada vez mais de opções para o café da manhã que possam ser consumidas em movimento, o leite passa a ser menos visto como uma alternativa para começar o dia",  disse a analista de bebidas do Canadean, Abigail Kendall. “Além disso, os benefícios à saúde associados com o consumo de leite puro, como fornecer proteína e cálcio, estão sendo ofuscados por preocupações de que a bebida é rica em gordura”.

O forte crescimento dos mercados de leite em países emergentes, como o Chile, pode ser parcialmente atribuído a programas de leite escolar, um conceito que é menos popular nos países ocidentais devido às diferenças no estilo de vida. “As alternativas ao leite, como o leite de soja, são cada vez mais vistas como bebidas da moda. Essa tendência é complementada pela crescente popularidade do veganismo e aumento nas incidências de intolerância à lactose na população em geral”.

“Os consumidores gostam de inovações nas bebidas e isso pode ser encontrado nas categorias lácteas mais novas que parecem ser mais atrativas do que a categoria do leite puro. Assim, o leite de soja e as alternativas ao leite deverão apresentar crescimento em todas as regiões do mundo até 2021”.

As informações são do Canadean, traduzidas pela Equipe MilkPoint Indústria.
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