Há uma crescente preocupação sobre a queda de produção de leite da Oceania caindo no final da estação à medida que as condições de clima quente e seco continuam se disseminando. Com a seca de 2012-13 ainda persistindo nas metes dos compradores, as preocupações com o clima e os baixos preços poderiam ter provocado compras como um seguro contra o que poderia acontecer.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório sobre Produtos Lácteos na terça-feira. Os estoques dos processadores de leite em pó desnatado aumentaram para 98.388,21 quilos em novembro, 10,6% a mais que em outubro e impressionantes 89,7% a mais que no ano anterior. Os estoques de leite em pó desnatado estão em seu mais alto nível para o mês de novembro dos últimos 15 anos e provavelmente estão pesando de forma significativa nos preços domésticos.
A produção de lácteos dos Estados Unidos foi principalmente maior em novembro, com a manteiga sendo uma notável exceção. A produção doméstica de manteiga foi de 61,51 milhões de quilos, 2,6% a menos que no mês anterior e 4,7% a menos que no ano anterior. A produção total de queijos aumentou para 430,32 milhões de quilos em novembro, 2,9% a mais que no ano anterior. A produção de queijo americano foi de 168,87 milhões de quilos em novembro, 4,5% a mais que no ano anterior. Os fabricantes de queijos dos Estados Unidos produziram 146,46 milhões de quilos de mussarela, 5% a mais que no ano anterior, pressionando a produção até agora nesse ano para 6,6% a mais que no ano anterior.
A maior produção de lácteos e os mercados internacionais mais fracos foram a ancora sobre os preços dos Estados Unidos – uma tendência que poderiam continuar por um tempo.
A reportagem é do Daily Dairy Report, traduzida pela equipe MilkPoint