“Um produto delicioso, saboroso e seguro para as crianças chinesas e seus pais”, diz o vídeo de um anúncio de leite pasteurizado alemão voltado ao mercado chinês. A Alemanha, terceira maior produtora de leite do mundo, está cada vez mais presente na China, um país com demanda insaciável por leite. Contudo, uma associação comercial local disse que a Alemanha está ainda usufruindo somente uma pequena parte dos benefícios da demanda chinesa.
“Não fazemos muito dinheiro com as exportações de leite à China. Quem deve fazer são os distribuidores ou varejistas na China”, disse o diretor gerente do principal grupo de lobby dos produtores de leite do país, o Milchindustrie-Verband, Eckhard Heuser.
“Estamos vendendo nosso leite por cerca de €0,60 (US$ 0,80) por litro à China, de acordo com os preços locais, mas nosso leite acaba sendo vendido por mais de €2 (US$ 2,67) por litro lá”.
Uma pesquisa da analista de mercado Gfk apoia essa afirmação, dizendo que um litro de leite pasteurizado custa entre €0,63 e €0,68 (US$ 0,84 e US$ 0,90), incluindo impostos, na Alemanha. Nos supermercados chineses, o leite alemão pode ser vendido por várias vezes esse preço.
Apesar das altas margens, as exportações de leite estão aumentando. No ano passado, as exportações de leite fluido alcançaram 47.300 toneladas, 91 vezes a mais do que a Alemanha vendia à China há cinco anos, de acordo com estatísticas da associação comercial. As exportações deverão pelo menos dobrar novamente nesse ano.
“A demanda chinesa está sendo direcionada por leite pasteurizado e fórmulas infantis”, disse o representante da associação de produtores de leite North Rhine-Westphalia, Frank Feuerriegel. “Embora os números sejam pequenos comparados com nossas exportações dentro da Europa, a demanda da China teve um papel positivo no consumo de nossa produção excessiva”.
Os maiores produtores de leite se beneficiam mais da demanda chinesa por leite pasteurizado, disse ele, à medida que eles têm maior poder de barganha com as companhias que enviam o produto o que, caso contrário, teriam que enviar vários contêineres de volta à China.
A demanda insaciável de leite seguro pela China se tornou manchete na Alemanha em janeiro, quando o tabloide Bild reportou que as lojas de alimentos em regiões importantes como Berlim, Frankfurt e Cologne tinham ficado sem fórmulas infantis. “Nós não vendemos nem exportamos aos chineses”, disse o porta-voz de Milupa, um produtor de fórmulas infantis da Alemanha, Stefan Stohl, na ocasião. “Ao contrário, tentamos evitar isso”.
As empresas de pequena escala da China exportam a maioria de suas fórmulas infantis alemãs que acabam na China, disse Feuerriegel. “Os comerciantes da internet da China começaram a comprar fórmulas infantis e enviá-la à China em embalagens de 30 quilos”, disse Heuser. “Como eles passam pela alfândega chinesa, eu não sei”.
Porém, os produtores vêm desde então incluindo a demanda indireta chinesa e produzindo mais, disse Heuser. “Não há escassez mais”, disse ele.
As exportações oficiais de leite em pó da Alemanha à China aumentaram em 15,6%, para 40,5 toneladas nos primeiros cinco meses desse ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados coletados pela associação comercial. As exportações a Hong Kong alcançaram 114,6 toneladas, 356% a mais que no ano anterior.
A reportagem é do http://www.scmp.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Alemanha aumenta exportações de leite à China
"Um produto delicioso, saboroso e seguro para as crianças chinesas e seus pais", diz o vídeo de um anúncio de leite pasteurizado alemão voltado ao mercado chinês. A Alemanha, terceira maior produtora de leite do mundo, está cada vez mais presente na China, um país com demanda insaciável por leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.