AL: decreto desonera ICMS para indústria leiteira e valoriza mercado interno

O governador Renan Filho publicou, na segunda-feira (01/06), no Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Decreto nº 40.745 que altera a regulamentação do ICMS para a indústria do leite e seus derivados. A partir de agora, as produções locais de leite, que possuam circulação interna, terão desoneração do ICMS, enquanto os produtos vindos de outros Estados passarão ao regime de substituição tributária.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O governador Renan Filho publicou, na segunda-feira (01/06), no Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Decreto nº 40.745 que altera a regulamentação do ICMS para a indústria do leite e seus derivados. A partir de agora, as produções locais de leite, que possuam circulação interna, terão desoneração do ICMS, enquanto os produtos vindos de outros estados passarão ao regime de substituição tributária.

Entre os produtos listados no decreto, estão o leite pasteurizado e leite UHT, iogurte, bebida láctea, coalhada, leite fermentado, achocolatado, bebidas lácteas, manteiga comum e de garrafa, queijos ricota, cremoso, mussarela, prato, coalho e queijo manteiga, além do doce de leite.

De acordo com Arthur Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio e Produtos Derivados do Estado de Alagoas (Sileal), a iniciativa faz com que o produto alagoano seja atrativo no mercado e ganhe competitividade em relação à produção externa.

“Teremos uma reação muito rápida com o decreto, pois as indústrias vão comprar mais leite produzido no Estado, já que a produção foi incentivada e sua comercialização também através da desoneração do ICMS”, explicou o presidente do Sileal.

Como acrescenta Francisco Suruagy, superintendente da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), o Decreto atende a pleito antigo dos produtores alagoanos com o intuito de, mais uma vez, valorizar o mercado interno, que “possui mais de 4 mil produtores de leite em todo o Estado, com exceção, apenas, dos municípios de Roteiro e Barra de São Miguel, que não possuem produção atualmente”, ressaltou.

As informações são da Agência Alagoas.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

aloisio miranda neivock
ALOISIO MIRANDA NEIVOCK

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/06/2015

REINVIDICAÇÃO ANTIGA DOS PRODUTORES E INDUSTRIAS DO MATO GROSSO DO SUL, TEMOS UMA REDUÇÃO MAS NÃO A DESONERAÇÃO, ENQUANTO ISTO, VEMOS OUTROS ESTADOS DESENVOLVENDO SUAS BACIAS LEITEIRAS E SUAS INDUSTRIAS GANHANDO COMPETIVIDADE.
Qual a sua dúvida hoje?