AL: Cooperativas querem incluir derivados do leite na alimentação escolar

As cooperativas e associações de agricultores familiares que produzem leite gostariam de fornecer o produto para a alimentação escolar, por meio das chamadas públicas organizadas pelas prefeituras. O apelo é do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

As cooperativas e associações de agricultores familiares que produzem leite gostariam de fornecer o produto para a alimentação escolar, por meio das chamadas públicas organizadas pelas prefeituras. O apelo é do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro.

Segundo ele, os produtores da Bacia Leiteira poderiam ser beneficiados com a venda do leite e derivados às prefeituras dessa região, que já começaram a lançar as chamadas com o objetivo de adquirir produtos para as escolas. No entanto, os itens citados nos documentos não incluem derivados do leite de vaca.

“Comprar esses produtos dos produtores do próprio município é importante, tanto para as crianças e jovens das escolas, que necessitam de leite em sua alimentação diária, como também para o setor produtivo, que se fortalece, ganhando mais um canal de comercialização”, defendeu Aldemar Monteiro.

O lançamento das chamadas públicas pelas prefeituras atende ao que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Lei nº 11.947/2009, segundo a qual pelo menos 30% da merenda devem ser oriundos dos agricultores familiares do próprio município ou região.

Importância do leite

No Brasil, o consumo de leite é de 155 litros, por ano, por pessoa, enquanto o ideal apontado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 220 litros. “Nos Estados Unidos, o consumo de leite e derivados, por pessoa, é de 290 litros, enquanto na Espanha é de 320 litros”, destacou Aldemar Monteiro. “Consumir mais leite, além de ser importante para a saúde, estimula os pequenos criadores, e assim eles geram renda para a família”, completou.

Esta matéria é do Primeira Edição, adaptada pela Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Agamenon Leite Coutinho (INATIVO)
AGAMENON LEITE COUTINHO (INATIVO)

FORTALEZA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/03/2013

Caro Ademar,

Seu artigo, chama atenção dos prefeitos para cumprimento da Lei 11.947 de 16/06/2009, que em seu artigo 14 afirma , do total dos recursos financeiros repassados pelo FNAE, no âmbito do PENAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, priorizando as suas organizações. Infelizmente, o que se vê e que os prefeitos não cumprem a lei. No ceará, estamos juntos com SDA, procurando organizar as cooperativas de agricultores familiares, visando atender as demandas não só de prefeituras, como das escolas públicas. Vamos juntos defender o cumprimento da lei.

Atenciosamente

Agamenon L Coutinho
Carlos Roberto Conti Naumann
CARLOS ROBERTO CONTI NAUMANN

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/03/2013

O que me chamou a atenção na matéria em causa, foi que a licitação não contemplava a aquisição de leite de vaca, mas contempla leite de cabra ou ovelha? Pois na região a produção de leite destes animais devem ser incentivadas! Todo mundo sabe quanto é importante o leite na alimentação das crianças em idade escolar , se queremos pessoas inteligentes devemos iniciar o processo pela alimentação de nossas crianças.
Qual a sua dúvida hoje?