Ajude o leitor: Qual é o melhor capim para terrenos arenosos e ácidos?
O leitor Davi Cruz de Paulínia - São Paulo postou uma dúvida no Fórum de Pastagens e Conservação de Forragens. Ele conta que possui uma pequena propriedade com terra fraca, arenosa e ácida e que pretende criar gado leiteiro em sistema de pastejo rotacionado. Pergunta: "Qual é o melhor capim para terrenos arenosos e ácidos?" (Sabendo que é necessário a correção da acidez).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Ele conta que possui uma pequena propriedade com terra fraca, arenosa e ácida e que pretende criar gado leiteiro em sistema de pastejo rotacionado. Pergunta: “Qual é o melhor capim para terrenos arenosos e ácidos?” (Sabendo que é necessário a correção da acidez).
O tema está sendo debatido, abordando opções como o capim Mulato e o Guatemala. Veja mais informações que o Davi deixou no fórum e o debate que está sendo iniciado clicando aqui.
Deixe também sua opinião e ajude o leitor!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

EM 15/07/2015
CONFRESA - MATO GROSSO
EM 03/08/2013
skype: agronegocio10
SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 09/02/2013

GRÃO MOGOL - MINAS GERAIS
EM 07/02/2013
Um abraço e boa sorte.

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 06/02/2013
atenciosamente , jayme
duvidas : e-mail jaymeamenezes@hotmail.com

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/02/2013

CÁCERES - MATO GROSSO
EM 01/02/2013
Conforme a sua informação sobre o tipo de solo de sua propriedade,minha opinião é que voce antes de iniciar a sua atividade faça um levantamento dos custos totais de implantação e manutenção desta atividade. Digo isto porque se pensar em produção de leite em um solo pobre, arenoso e ácido é póssível sim, porem, deve ser avaliado os custos para esta produção. Os insumos são de alto custo.
Caso voce decidir em seguir em frente, comece fazendo uma boa ánalise de solo, esta deve ser completa ( Quimica, física e microelementos) a partir dai voce tera condições de saber o tipo de correção e adubação. Tome cuidado com as dosagens de calcareo e adubo pois voce esta lidando com um solo arenoso (não tem caixa).
Outro item a ser observado é o teor de MO (matéria organica) o bom é que esteja acima de 25 e neste tipo de solo é interessante manter uma boa cobertura para ajudar na conservação da umidade, na ciclagem de nutrientes e tambem na aplicação das adubações. Recomendo que voce as faça de forma parcelada e em pequenas quantidades e em épocas ideais, com isto voce terá um melhor resultado.
É interessante atentar para as condições de clima da sua região, pois no período de escassez de chuva as forragens de modo geral tem baixo índice de desenvolvimento.
procure trabalhar com capineiras e tambem com a área subdivididas em piquetes para isto utiliza-se o numero de animais que se pretende colocar na área.
Se puder envie mais informações sobre a área, assim poderemos discutir com maior segurança.
RIO BRANCO - ACRE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/02/2013
Abraço.