Agropecuária é a principal atividade econômica em mais da metade dos municípios brasileiros

Agropecuária foi a atividade predominante na economia de 57,3% dos municípios brasileiros, segundo a pesquisa do Produto Interno Bruto dos Municípios de 2013, divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado exclui o peso da atividade administração, saúde e educação públicas e seguridade social, que são analisados separadamente.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A agropecuária foi a atividade predominante na economia de 57,3% dos municípios brasileiros, segundo a pesquisa do Produto Interno Bruto dos Municípios de 2013, divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado exclui o peso da atividade administração, saúde e educação públicas e seguridade social, que são analisados separadamente.

De acordo com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, os resultados apontados pelo IBGE mostram como a agricultura é importante como fonte de renda, empregos e desenvolvimento regional para uma grande parte da população brasileira. Indicam ainda que muitos municípios têm suas atividades econômicas como o comércio, serviços e atividades industriais voltadas para a agropecuária. 

Segundo a pesquisa, o município de São Desidério (BA) liderou o setor em 2013. Ele era o maior produtor de algodão herbáceo do país. Além disso, também tinha na agricultura irrigada a base de sua economia.

Em seguida, aparece Rio Verde (GO). Sorriso (MT), maior produtor nacional de soja e milho, ficou na terceira posição.

O PIB da Agropecuária refere-se ao valor de tudo que é produzido pelas atividades primárias (bens e serviços) da agropecuária.

As informações são do Mapa.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Moacy Guilherme Botelho Coelho
MOACY GUILHERME BOTELHO COELHO

PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 22/12/2015

Com uma movimentação da Agropecuária nesta dimensão, nos orgulha por participar de alguma forma deste setor. Mas, nos entristece quando vemos desastre administrativos, políticos, quando seria apenas decisões técnicas. Neste ano de 2015 aqui no Norte do Espírito Santo, tivemos o privilégio de ter como parceria no seguimento Leite, Sebrae Cooptec, e Indústrias de Laticínios e damos um salto de produtividade, com auxílio de técnicos que nos acompanharam durante o ano. Hoje, tristemente ouço a notícia, que o Sebrae está contratando outra empresa que não a Cooptec, para reiniciar o projeto, o que estamos em desacordo, pois em time que está ganhando não se mexe. E eu particularmente gostaria de ter uma explicação do Sebrae o porquê desta decisão, se é, que isto seja verdade! Como estou participando do projeto a mais ou menos seis meses, e o salto que a propriedade teve após a entrada dos técnicos na propriedade, não entendi porquê mudar! E são medidas como estas que fizeram quase 58% do PIB Agropecuário. Vamos imaginar que isso seja só falácias! Se não nossos projetos de produtividade voltam a estaca zero. É só um desabafo.  FELIZ NATAL a todos e um Ano Novo com 70% do PIB brasileiro.
Qual a sua dúvida hoje?