Adaf certifica primeira fábrica de laticínio que vai produzir queijo e iogurte sem lactose no Amazonas

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão vinculado ao sistema Sepror, certificou a primeira fábrica de laticínios que vai produzir iogurte e queijo sem lactose, no Amazonas. A 'Fábrica de Laticínio Artleite - A Tradição Mineira no Amazonas' está localizada no município de Parintins (distante 534 km de Manaus) e passa a operar com o Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão vinculado ao sistema Sepror, certificou a primeira fábrica de laticínios que vai produzir iogurte e queijo sem lactose, no Amazonas. A 'Fábrica de Laticínio ArtleiteA Tradição Mineira no Amazonas' está localizada no município de Parintins (distante 534 km de Manaus) e passa a operar com o Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E).

amazonas - laticínios - sem lactose
A 'Fábrica de Laticínio Artleite – A Tradição Mineira no Amazonas' está localizada no município de Parintins

Mercado 

Para o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz, a indústria servirá como uma oportunidade de mercado para os consumidores do Amazonas intolerantes à lactose e agregando valor ao empresário responsável pela fábrica pioneira no Amazonas. “A vantagem é que os consumidores do Estado poderão optar por um produto regional de qualidade e com selo de inspeção estadual” comentou.

Além dos produtos tradicionais, como iogurte, queijo coalho, queijo minas padrão, minas frescal e queijo de manteiga sem lactose, a fábrica vai produzir também na versão integral. Atualmente, são utilizados cerca de 500 litros de leite dia, com a capacidade de ampliação até 1000 litros/dia.

Para o responsável do empreendimento, Erik Azevedo a fábrica será um oportunidade para alavancar a economia do município e agregar valor para os produtores que fornecem o leite para o laticínio. “Esse projeto é importante não só para mim, mas para o município de Parintins que vai alavancar a pecuária leiteira. Desenvolvemos produtos com alta qualidade, trazendo tecnologia de Minas Gerais para nos tornarmos um mercado competitivo em Manaus ou outros municípios. Quem sabe até de outro estado futuramente”, comentou o empresário.

Sobre o S.I.E 

O Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) do Estado do Amazonas, é para produtos destinados ao comércio estadual. O S.I.M. é utilizado pelos municípios quando a produção se destina ao comércio municipal, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utiliza S.I.F. quando a produção destina-se ao comércio interestadual.

As informações são do Governo de Amazonas.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?