Acordo entre Muller e Dairy Crest deverá ganhar aprovação de órgão antitruste

A compra da divisão de lácteos da Dairy Crest por Theo Muller, da Alemanha, deverá obter aprovação das autoridades de competição, apesar de isso criar um grupo com 38% de participação no mercado de leite fluido do Reino Unido [...]

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A compra da divisão de lácteos da Dairy Crest por Theo Muller, da Alemanha, deverá obter aprovação das autoridades de competição, apesar de isso criar um grupo com 38% de participação no mercado de leite fluido do Reino Unido, disse o Credit Suisse.

“Diante disso, uma fusão dos ativos de leite fluido da Muller e da Dairy Crest causaria uma concentração considerável na oferta de leite fluido do Reino Unido”, disse o Credit Suisse.
Theo Muller, que há duas semanas concordou com uma compra de £80 milhões (US$ 125,30 milhões) da divisão de lácteos da Dairy Crest, já tem 26% de participação de mercado devido à sua compra da Robert Wiseman Dairies há dois anos.

A Dairy Crest tem uma participação de 21%, implicando em uma concentração combinada que tipicamente levantaria objeções antitruste. “Em termos de valor, a participação de mercado dessa fusão parece onerosamente alta”, disse o banco.

No entanto, o Credit Suisse disse que acha que o acordo terá aprovação. “Há muitas evidências e precedentes que sugerem que esse acordo poderá obter permissão”. O banco citou fatores incluindo o consentimento pelas autoridades de competição em 2003 para a fusão entre a Arla e a Express, apesar de elas terem, na ocasião, uma participação combinada de mercado de 46%.

A Arla também teve permissão em 2012 de comprar a MilkLink, criando uma operação no Reino Unido que atualmente tem uma participação de mercado de 38%.

De fato, a consolidação da indústria de sete operadores há 20 anos não levou a “qualquer retenção na inflação” do leite. “Na verdade, muito pelo contrário”, disse o Credit Suisse, destacando o maior poder dos supermercados, que representam mais de 95% das vendas de leite fluido hoje, comparado com cerca de 20% em 1987, quando a maioria vendia leite através de entrega a domicílio. “A distribuição de leite fluido tem oscilado quase inteiramente para os varejistas”, com o preço do leite aumentando em menos de 2% ao ano.

A Dairy Crest e a Muller fizeram uma pesquisa considerável sobre a probabilidade de seu acordo ser aprovado.

Darren Shirley, da Shore Capital, disse que o processo antitruste pode levar vários meses, com a aprovação não devendo ocorrer até a primeira metade de 2016”.

A reportagem é do Agrimoney.
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