“Através desse tipo de iniciativa, nosso país avança em uma estratégia comercial para somar mercados, tal como fez durante esse ano em missões comerciais similares, como as da Colômbia, Rússia e Índia”.
Empresários, entidades intermediarias e áreas do governo argentino reuniram-se em Porto Alegre/RS, onde começou uma missão multisetorial, com a presença predominante dos setores produtivos agroalimentares, entre os quais se incluem vinhos, azeites, azeitonas, doce de leite, alfajores, produtos orgânicos, legumes, frutas, entre outros.
“A iniciativa inclui uma rodada de negócios do setor leiteiro”, disse o Ministério da Agroindústria que especificou que nessa missão comercial “uma mesa multisetorial representa a Agroindústria Argentina no Brasil”. Essa missão é parte das políticas de fomento para a reinserção dos produtos argentinos no mundo, que o Ministério, a cargo de Ricardo Buryaile, está organizando por meio da Secretaria de Mercados Agroindustriais, junto à Chancelaria Argentina, como uma iniciativa de visão internacional.
Durante a primeira jornada, realizou-se um workshop onde uma equipe técnica do consulado e consultores externos especializados no mercado brasileiro expuseram sobre o contexto econômico, político e comercial do Brasil ante empresários argentinos. Também foi feita uma capacitação em matéria de técnicas de negociação específicas do mercado brasileiro.
O Conselheiro Agrícola no Brasil, Javier Dufourquet, que acompanha a delegação argentina, destacou a importância da segunda etapa de Rodadas de Negócios entre empresários argentinos e importadores brasileiros - que começou em Porto Alegre e contará com visitas comerciais em Recife e Belo Horizonte.
“Em agosto, sob o marco do programa Abrindo Mercados, nos reunimos com o setor lácteo e a Subsecretaria do Setor Leiteiro. Definimos o Brasil como mercado prioritário para trabalhar a entrada de produtos argentinos. Três meses mais tarde, graças ao trabalho conjunto com a Chancelaria e as entidades intermediárias, estamos aqui para oferecer todas as nossas variedades de queijos, leite, soros em pó e outros derivados lácteos produzidos principalmente na região de Santa Fé, Córdoba e a província de Buenos Aires”, disse Marisa Birchner, secretária de Mercados Agroindustriais.
Ela destacou que “apostam que essa iniciativa de promoção comercial contribua com o objetivo de continuar abrindo mercados que fortaleçam o setor agroindustrial”.
As empresas presentes foram Alimentos y Forrajes S.A., Compañía Industrial Frutihortícola, Coopecicor, Coorperativa Los Pioneros, Cooperativa Mocoreta, Delta Berries, Diagrama, Dulcor, Establecimiento Modelos Las Colonias, Georgalos, Hojalmar, Interrupción, Isola Asti, KItasan, Laureano Gómez, Mat, Molinos del Carmen, Permasur, San Ignacio, Viniterra.
As informações são da agência de notícias Telam, traduzidas pela Equipe MilkPoint.