Em 2015 o crescimento do setor também foi de 2%, resultando num volume de 6,73 bilhões de litros. A manutenção do crescimento esperado de 2% é justificado pelo continuo avanço sobre o segmento de leite pasteurizado, que deve apresentar recuo da ordem de 10%, como nos anos anteriores. Também se espera estagnação ou ligeira queda do leite em pó de consumo, o que contribui para o crescimento do UHT.
O último ano mostrou que, apesar da crise, o leite longa vida é uma preferência dos brasileiros e representa 86% do leite fluido de consumo, categoria em que faz parte junto com o leite pasteurizado (14%). Quando o leite em pó de consumo direto é incluído na estatística, o Leite Longa Vida representa 62,5% do total de leite consumido no Brasil – quadro abaixo.
Já o consumo per capita/ano de leite (todos os tipos somados) no Brasil é de cerca de 60 litros e está alinhado ao consumo de países desenvolvidos e de alto poder aquisitivo. No entanto, o consumo per capita de lácteos (170 litros de leite-equivalente/ ano/ habitante - 2015), ainda é baixo se comparado com os mesmos países (até 220 litros em média). Por isso, o mercado de leite de consumo deve crescer menos que o mercado de produtos lácteos como um todo nos próximos anos. Outros segmentos, particularmente o de queijos, que têm baixo consumo per capta, devem crescer de maneira mais significativa.
Movimento - Leite Faz Seu Tipo
A plataforma funciona como núcleo informativo com o melhor conteúdo a respeito do leite para esclarecer os mitos e verdades e tratar de todo o universo que o compõe: nutrição, saúde, mitos e verdades, cultura, receitas, mercado e curiosidades. Os conteúdos estão subdivididos nas seguintes seções: Leite Tipo Assim; Gente Tipo Pequena, Gente Tipo Saudável, Gente Tipo Fitness, Gente Tipo Gourmet e Intolerância ou Alergia, que serão compartilhados em Fan Page no Facebook.
O conceito criativo da plataforma também foi idealizado para extrapolar o ambiente off-line. Estão previstos materiais de comunicação para aplicação em Caminhões dos laticínios e/ou transportadoras de leite; Packs promocionais e Materiais de PDV já utilizados pelas 34 empresas associados da ABLV em seus canais de comunicação e promoção, estimulando os consumidores a se engajar nessa causa. O movimento Leite Faz Seu Tipo também será disseminado por meio de estratégia de ações de relacionamento com influenciadores, compra de mídia em redes sociais, ativações e mídias alternativas.
Sobre a ABLV
A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) completou, em agosto, 22 anos de existência. Reúne, atualmente, as 34 maiores empresas do setor. Essas empresas, juntas, produzem mais de 75% de todo o Leite Longa Vida processado e consumido no País.
As informações são da Assessoria de Imprensa.
