Esta iniciativa é motivada pelo efeito de estufa de metano, cujo emitente principal nos Estados Unidos é gado, acima das emissões de aterros sanitários. O novo plano de Obama para reduzir a importância das emissões grande inovação e a utilização de novas tecnologias, assim como implausíveis como este projetos são colocados em primeiro plano.
Juan Tricarico, diretor do projeto 'Vaca do futuro' disse o FT que trabalham na criação da "estrela do desporto" do mundo bovina. "Estamos muito felizes que o apoio recebido é muito encorajador." De acordo com Tricarico, 97% de metano todos gás emitido pelas vacas é liberada através de arrotos por que a vaca de dinheiro do futuro deve comer "gourmet anti-metano processadas por um eficiente grãos e são facilmente digerível para o animal". O cientista diz que "o que queremos é ser mais produtivos e saudáveis. Queremos ser uma vaca sem problemas".
De acordo a Casa Branca, o metano representa 9% das emissões de gases de efeito estufa dos Estados Unidos. Enquanto não realizada no ar tanto tempo como o CO2, tem um efeito da global aquecimento mais de 20 vezes maior do que isso.
Apesar de redução de metano deve ser uma prioridade, as tecnologias para reduzir as emissões ou obter para aproveitá-las é preços proibitivos e os produtores dos EUA afirmam que, apesar de um é necessário, o investimento não é viável sem ajudas públicas.
Apesar das limitações económicas, os investigadores estão a trabalhar em novos sistemas, na esperança de aproveitar essa energia no futuro. No Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria de Argentina, os cientistas criaram mochilas que obtém gás através de tubos ligados ao estômago das vacas. Normalmente, cada animal emite entre 250 e 300 litros de metano por dia; suficiente, de acordo com os pesquisadores, para alimentar um carro durante o mesmo período de tempo.
Fonte: La Vanguardia, texto adaptado pela equipe MilkPoint Portugal.