2017 deve ser um ano mais estável para o setor lácteo brasileiro

Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint concedeu entrevista ao Dairy News, site russo especializado no setor lácteo. Acesse e confira os principais pontos abordados!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint concedeu entrevista ao Dairy News, site russo especializado no setor lácteo. Confira a seguir os principais pontos abordados:

 
Marcelo Pereira de Carvalho - CEO AgriPoint
Marcelo Pereira de Carvalho - CEO AgriPoint

Dairy News: 2016 foi um ano de sucesso para a indústria de laticínios?

“Este ano foi incomum para a indústria de laticínios no Brasil, porque a produção de leite diminuiu e seu preço subiu acima de 50 centavos de dólar por litro – isso é um preço bastante alto para nosso país. Tal movimento durou poucos meses, e então o preço caiu novamente, para cerca de 30 centavos de dólar por litro. Somado a isso, houve aumento significativo das importações – nós importamos cerca de 8% do consumo de produtos lácteos, tal patamar era de cerca de 3 a 4%. Além disso, nos últimos 2 anos nós experimentamos uma profunda crise econômica – PIB diminuiu 2-3% por ano, o que é bastante incomum para o Brasil. Nós podemos também falar sobre o impacto da crise política no setor lácteo no Brasil. Quanto ao mercado mundial, na minha opinião, este ano marcou o final do longo período de baixos preços, que havia sido influenciado pela produção de leite na Europa, pelas menores importações da China e também pelo crescimento de estoques na Europa”.

Dairy News: Em sua opinião, no ano passado, apareceram novas oportunidades para o desenvolvimento da indústria de lácteos?

“Este ano, os brasileiros começaram a visitar menos restaurantes e comprar mais produtos para a preparação de alimentos em casa. Os atacarejos cresceram. As pessoas tentam comprar barato e em grandes quantidades. Por outro lado, o setor premium também aumentou, assim, em ambos os segmentos há espaço para o desenvolvimento. Consequentemente, o segmento médio tem dificuldades, embora a maioria das empresas esteja trabalhando com precisão”.

Dairy News: Quais são os principais resultados de 2016 para você pessoalmente e para sua empresa?

“2016 foi um ano de desafios para nós. Crescemos cerca de 10%, o que é um indicador muito bom. Duas das nossas principais realizações foram o Dairy Vision 2016 que realizamos em parceria com a empresa britânica Zenith International, que contou com a presença de palestrantes do mundo todo e o MilkPoint Radar – aplicativo, que permite aos agricultores compartilhar informações sobre o volume de produção de leite, informações sobre sua qualidade e preço. Sabe-se que os preços de leite no Brasil são diferentes dependendo da região, por isso nós estamos orgulhosos deste projeto e acreditamos em seu sucesso”.

Dairy News: O que, na sua opinião, poderá ser 2017 para a indústria de lácteos?

“Na minha opinião, 2017 terá condições mais favoráveis para o setor de lácteos no Brasil, porque os preços globais estão aumentando e as importações devem declinar. Eu também vejo que no próximo ano deverá cair o preço dos grãos no Brasil, e a rentabilidade da produção de leite pode aumentar. Eu acho que em 2017 o mercado de laticínios será, no geral, mais estável do que em 2016, com alguma leve melhora na economia e, consequentemente, no consumo também”.

Dairy News: O que você gostaria de focar no próximo ano?

“No próximo ano nós queremos desenvolver ainda mais o MilkPoint Radar. Nós também queremos lançar uma nova versão da nossa plataforma on-line de cursos, o EducaPoint, onde os especialistas envolvidos na agricultura, poderão ter acesso a centenas de cursos de treinamento. Além disso, em setembro, vamos realizar o Dairy Vision 2017, no qual esperamos para ver representantes da Rússia”.
 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Nicole Zandoná
NICOLE ZANDONÁ

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/01/2017

Olá Nelson, tudo bem?

Ficamos muito felizes ao saber que você está gostando do aplicativo!

Estamos buscando aumentar nossa base e vamos tentar conversar com as associações. Se possível, pedimos que divulgue o aplicativo aos seus contatos para que possamos aumentar cada vez mais nossa base de informações.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão em relação ao aplicativo, entre em contato conosco, nosso e-mail é radar@milkpoint.com.br

Obrigada!


Nelson Jesus Saboia Ribas
NELSON JESUS SABOIA RIBAS

GUARACI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2017

O MilkPoint Radar foi um grande lançamento, parabéns! A informação de que também teremos informações sobre custos de insumos e de produção é ótima, nosso setor carece de parâmetros comparativos para podermos avaliar nossa performance como produtores de leite.Precisa agora aumentar a base das informações, imagino que seja difícil em razão do perfil do produtor de leite, muito individualista.Talvez um caminho seja via as associações de produtores, ACPRH e Girolando por ex., mostrando que esses indicadores são importantes para todos os produtores.
Qual a sua dúvida hoje?