10 mesorregiões foram responsáveis por 60% do crescimento na produção de leite desde 2004

A produção brasileira de leite já ultrapassa o dobro do que era há 25 anos. Desde 1990, cresce quase 4% ao ano, estimulada pelo aumento do consumo e pela consolidação de novos estados que ganharam representatividade na produção de leite. Entre as 10 mesorregiões que mais cresceram (em volume produzido) nos últimos 10 anos, as do Sul ocupam 5 posições, enquanto as outras 5 foram divididas entre Minas Gerais (3 mesorregiões) e Goiás (2 mesorregiões).

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

A produção brasileira de leite já ultrapassa o dobro do que era há 25 anos. Desde 1990, cresce quase 4% ao ano, estimulada pelo aumento do consumo e pela consolidação de novos estados que ganharam representatividade na produção de leite. Entre as 10 mesorregiões que mais cresceram (em volume produzido) nos últimos 10 anos, as do Sul ocupam 5 posições, enquanto as outras 5 foram divididas entre Minas Gerais (3 mesorregiões) e Goiás (2 mesorregiões).

A primeira colocada em crescimento, Noroeste Rio Grandense (RS), teve um aumento de quase 2 bilhões de litros em sua produção desde 2004. Isso representa 92% da produção da região Norte inteira em 1 ano.

Tabela 1 – Ranking das 10 mesorregiões que mais cresceram na produção de leite em volume nos últimos 10 anos e produção diária de leite em 2004 e em 2014 (em mil litros).



Em 10 anos o Brasil teve aumento um aumento de 11,7 bilhões de litros de leite em sua produção e as 10 mesorregiões que mais cresceram nesse período contribuíram com 60,6% dessa evolução. Ao analisarmos as 10 mesorregiões que mais cresceram em porcentagem desde 2004, a região Norte é a que possui o maior número de representantes. Das 10 primeiras ranqueadas, metade é da região Norte.

A região Sul apresentou 3 mesorregiões entre as que tiveram maior taxa de crescimento. Um reflexo disso é que, em 2014, ela se tornou a maior produtora do Brasil, ultrapassando a região Sudeste. Além disso, é nessa região do país que tem havido a maior parte dos investimentos em fábricas para a produção de derivados lácteos – diversas empresas passaram a operar ou tem investido na ampliação de suas plantas.

O Sul do Amapá, primeira mesorregião colocada no ranking, cresceu 14,6% ao ano no período entre 2004 e 2014 e pulou dos 4,8 milhões de litros em 2004 para 13 milhões de litros em 2014. Isso representa um salto de 4 mil litros produzidos diariamente (em 2004) para 17 mil litros atualmente. Ainda assim, é uma quantidade muito baixa, menor inclusive que a produção de diversas fazendas listadas no Top 100 MilkPoint 2015: o Sul do Amapá ficaria na 22ª posição.

Tabela 2 – Ranking das 10 mesorregiões com maior taxa anual de crescimento nos últimos 10 anos (em %) e produção anual de leite em 2004 e em 2014 (em mil litros).



Mapa 1 – Produção de leite nas regiões, estados e mesorregiões brasileiros em 2014 (em mil litros).

Clique nas regiões para checar a produção de seus estados e mesorregiões.
 
Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Najara Nino Diniz

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jonas
JONAS

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/12/2015

O extremo Sul da Bahia tem potencial para crescer muito em produção e produtividade, existem bons trabalhos na região que podem ser multiplicados. Porém com apenas um laticínio importante na região, os produtores estão retraindo os investimentos em leite e desviando recursos para outras atividades, como gado de corte e agricultura.

Sem concorrência não adianta ter volume e qualidade!

Uma pena!!!
Duarte Vilela
DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/11/2015

Ao observar as regiões mais expressivas em produção de leite no país vai ao encontro do que sempre comentei. Há anos que o leite migrou e procura novas fronteiras a Oeste do país e a oeste dos Estados.
Najara Nino Diniz
NAJARA NINO DINIZ

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 27/11/2015

Maria Luzineuza,



Realmente a maior produção de leite no estado do Pará se concentra na região Sudeste, como mostra o Mapa 1 - Produção de leite nas regiões, estados e mesorregiões brasileiros em 2014 (em mil litros).



Porém, a tabela mostra quais mesorregiões brasileiras tiveram maior crescimento em 10 anos. Mesmo que a produção ainda seja pequena, a tabela 2 mostra que na região metropolitana de Belém ela aumentou bastante de 10 anos para agora, e por isso está ranqueada entre as 10 de maior crescimento percentual.



Najara - MilkPoint Mercado

MALU  MAIA - Maria Luzineuza Alves
MALU MAIA - MARIA LUZINEUZA ALVES

MARABÁ - PARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/11/2015

A Região metropolitana de Belém, não contabiliza a maior produção do Estado do Pará, a maior produção de leite estão na Região Sul e Sudeste do Estado do Pará.
Christophe Faraud
CHRISTOPHE FARAUD

NATIVIDADE DA SERRA - SÃO PAULO

EM 26/11/2015

940 milhões de litros com 773 mil vacas. Assumindo 305 dias de lactação por vaca/ano (eu acredito que deve ser longe da realidade), isso da uma media de 3.98 l/dia por cabeça. Tem bastante espaço para melhorar.
Samuel Jose de Magalhaes Oliveira
SAMUEL JOSE DE MAGALHAES OLIVEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/11/2015

Parabéns pela compilação de informações. Muito ilustrativo...
Marcelo Branquinho Pereira
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2015

A mesorregião mais eficiente do Brasil é o sul e sudoeste mineiro pois é o leite mais barato do Brasil segundo o CEPEA e a sétima que mais cresceu em volume de produção.
Qual a sua dúvida hoje?