ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Valio e Stora Enso testam biocompósito em embalagens de alimentos

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 15/01/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A cooperativa finlandesa de lácteos, Valio, e a empresa de embalagens Stora Enso devem distribuir 10.000 tampas reutilizáveis à base de fibras de madeira feitas de um biocompósito.

As tampas reutilizáveis serão usadas para testar o biocompósito à base de madeira em embalagens de alimentos e serão distribuídas através das demonstrações promocionais de vendas da Valio no início deste ano.

Segundo a FAO, cerca de um terço da comida do mundo acaba como desperdício de alimentos ou é jogado fora todos os anos. A Valio disse que isso gera emissões desnecessárias de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

A empresa disse que a embalagem - e a tampa - desempenha um papel importante na prevenção do desperdício de alimentos, pois a tampa os protege durante o armazenamento.

“Com este projeto piloto, estamos incentivando as pessoas a tomarem ações pequenas e concretas para reduzir o desperdício de alimentos. A tampa facilita a proteção do crème fraiche ou quark não utilizado”, disse Jussi-Pekka Lumme, gerente de desenvolvimento de embalagens da Valio.

Ao mesmo tempo, Valio e Stora Enso estão testando como o biocompósito funciona quando combinado com a embalagem de alimentos. As tampas são duráveis, laváveis e fabricadas com o higiênico DuraSense da Stora Enso, um material biocompósito que combina polímeros e madeira. O biocompósito permite reduzir a participação do plástico em vários produtos em até metade e, assim, reduzir a pegada de carbono.

“Em 2018, mudamos para embalagens totalmente vegetais em produtos com leite, iogurte, creme e coalhada. As embalagens fazem parte do nosso conceito de reduzir a pegada de carbono do leite para zero até 2035. Estamos constantemente explorando novas inovações de embalagens para testar e usar", disse Lumme.

Hannu Kasurinen, vice-presidente executivo de materiais de embalagem da Stora Enso, acrescentou: “Nós da Stora Enso vemos uma forte demanda por embalagens de alimentos ecológicas. A mudança está sendo conduzida por marcas de produtos reconhecidas, que buscam soluções ecológicas. Estamos desenvolvendo ativamente soluções inovadoras que ajudam as cadeias alimentares a responder às demandas dos consumidores por seleções sustentáveis.”

As informações são do Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures