A cooperativa finlandesa de lácteos, Valio, e a empresa de embalagens Stora Enso devem distribuir 10.000 tampas reutilizáveis à base de fibras de madeira feitas de um biocompósito.
As tampas reutilizáveis serão usadas para testar o biocompósito à base de madeira em embalagens de alimentos e serão distribuídas através das demonstrações promocionais de vendas da Valio no início deste ano.
Segundo a FAO, cerca de um terço da comida do mundo acaba como desperdício de alimentos ou é jogado fora todos os anos. A Valio disse que isso gera emissões desnecessárias de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.
A empresa disse que a embalagem - e a tampa - desempenha um papel importante na prevenção do desperdício de alimentos, pois a tampa os protege durante o armazenamento.
“Com este projeto piloto, estamos incentivando as pessoas a tomarem ações pequenas e concretas para reduzir o desperdício de alimentos. A tampa facilita a proteção do crème fraiche ou quark não utilizado”, disse Jussi-Pekka Lumme, gerente de desenvolvimento de embalagens da Valio.
Ao mesmo tempo, Valio e Stora Enso estão testando como o biocompósito funciona quando combinado com a embalagem de alimentos. As tampas são duráveis, laváveis e fabricadas com o higiênico DuraSense da Stora Enso, um material biocompósito que combina polímeros e madeira. O biocompósito permite reduzir a participação do plástico em vários produtos em até metade e, assim, reduzir a pegada de carbono.
“Em 2018, mudamos para embalagens totalmente vegetais em produtos com leite, iogurte, creme e coalhada. As embalagens fazem parte do nosso conceito de reduzir a pegada de carbono do leite para zero até 2035. Estamos constantemente explorando novas inovações de embalagens para testar e usar", disse Lumme.
Hannu Kasurinen, vice-presidente executivo de materiais de embalagem da Stora Enso, acrescentou: “Nós da Stora Enso vemos uma forte demanda por embalagens de alimentos ecológicas. A mudança está sendo conduzida por marcas de produtos reconhecidas, que buscam soluções ecológicas. Estamos desenvolvendo ativamente soluções inovadoras que ajudam as cadeias alimentares a responder às demandas dos consumidores por seleções sustentáveis.”
As informações são do Dairy Reporter.