Olhando para um futuro onde é provável que muitos alimentos sejam mais valorizados por seus benefícios específicos para a saúde, a Fonterra e a VitaKey anunciaram uma colaboração de estudo e desenvolvimento de produtos com cepas probióticas da Fonterra.
A VitaKey é especializada em fornecimento de nutrição de precisão – uma área emergente de pesquisa que busca fornecer os nutrientes certos, na quantidade certa, para determinada região do corpo no momento certo.
Co-fundada por Robert Langer, a plataforma de entrega de nutrientes é baseada em tecnologia licenciada do Massachusetts Institute of Technology e desenvolvida no Langer Lab, o maior laboratório acadêmico de engenharia biomédica do mundo.
Utilizando a tecnologia da VitaKey e soluções personalizadas, a Fonterra está procurando desenvolver produtos lácteos com liberação direcionada e controlada de nutrientes lácteos específicos, começando com probióticos, de forma que mantenham-se frescos por mais tempo e permitam que os nutrientes sejam mais ativos e benéficos para o corpo.
Judith Swales, CEO da região Ásia-Pacífico da Fonterra, disse que a colaboração é parte de uma estratégia de longo prazo da Fonterra para ser líder em inovação de laticínios e ciência da nutrição.
“Nossa cooperativa tem uma longa e orgulhosa herança de inovação em laticínios, sendo pioneira em muitas inovações mundiais e, cada vez mais, em soluções que visam ajudar as pessoas a viver mais saudáveis e por mais tempo”, disse Swales.
“Lar de uma das maiores bibliotecas de cultura de laticínios do mundo, nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento contém mais de 40.000 variedades. Duas dessas cepas, LactoB 001 e BifidoB 019, abordam questões-chave de saúde, como problemas digestivos e imunidade e são reconhecidas entre os cinco principais probióticos globais.”
“Ao fazer parceria com a VitaKey, pretendemos "tornar a natureza melhor" combinando os benefícios do leite da Nova Zelândia com a tecnologia da VitaKey. Desta forma, podemos realmente impulsionar nosso negócio Active Living, apelando para o crescente segmento de consumidores que querem saúde e bem-estar, desejam o máximo de benefícios funcionais dos alimentos e são motivados pela credibilidade científica.
“Como os nutrientes são encapsulados e altamente direcionados, isso também significa que podemos usar menos leite em nossa produção, fazendo nosso leite ir mais longe e reduzindo o desperdício de alimentos.”
A primeira etapa da colaboração visa estabilizar os probióticos e entregá-los ao trato digestivo. Isso alavancará a tecnologia desenvolvida no Langer Lab que a NASA poderá usar para fornecer probióticos aos astronautas em sua missão planejada a Marte.
A tecnologia de entrega VitaKey já demonstrou preservar e melhorar 11 micronutrientes diferentes, incluindo vitaminas D, A, B12 e C, bem como ferro, zinco, niacina e ácido fólico. A Fonterra pretende alavancar a tecnologia VitaKey em uma gama de micronutrientes, como a vitamina D, e introduzi-los em seus produtos.
Langer, que supervisiona mais de 150 pesquisadores no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse que a tecnologia pode ser customizada para cada elo da cadeia de abastecimento alimentar.
“A pandemia de Covid-19 ressaltou a necessidade de soluções para melhorar a saúde e o bem-estar e aumentar a imunidade de homens, mulheres e crianças em todas as fases da vida. Acreditamos que alimentos bons e nutritivos podem ajudar pessoas de todas as idades a ter uma vida mais saudável ”, disse Langer.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.