O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi desafiado a provar o primeiro queijo neutro em carbono do mundo, pouco antes da abertura das negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) em Glasgow, Escócia.
O membro conservador do parlamento inglês, David Warburton, apelou ao primeiro-ministro que mostrasse apoio ao setor lácteo, comendo uma torrada de queijo neutro em carbono. “A Wyke Farms, que pertence ao meu círculo eleitoral, está produzindo o que eu acho que é o primeiro queijo cheddar totalmente neutro em carbono do mundo”, disse ele ao primeiro-ministro.
Em resposta, Johnson disse: “Espero muito que, entre suas muitas outras realizações, a COP26 leve para toda a comunidade global uma melhor compreensão sobre o que significa uma torrada de queijo neutro em carbono da Wyke Farms.”
Agricultura sustentável
Wyke Farms, uma empresa familiar de cheddar sediada em Somerset, Inglaterra, é fornecedora de longa data da Lidl (rede de supermercados alemã presente em diversos países) e é reconhecida como pioneira na agricultura sustentável.
Eles têm trabalhado com 150 produtores garantidos pela British Red Tractor (certificação britânica de comida de alto padrão alimentar) e paga um bônus aos produtores para incentivar práticas agrícolas sustentáveis. O queijo neutro em carbono é produzido atualmente na Wyke Farms, perto de Bruton, Inglaterra.
A Lidl quer usar os créditos de carbono gerados por meio de práticas sustentáveis na cadeia de abastecimento para compensar suas emissões. Para isso, está trabalhando com um parceiro terceirizado, a Carbon Trust (empresa de consultoria especializada em descarbonização), para garantir que sua abordagem seja robusta e esteja de acordo com os princípios científicos.
> O Dairy Vision 2021, maior evento para o setor lácteo do Brasil, contará com a palestra "É possível atingir a neutralidade de carbono no setor lácteo?", ministrada por Lukasz Wyrzykowski, Diretor Geral do IFCN - Alemanha. Confira a programação e se inscreva aqui!
Enfrentando barreiras para a neutralidade de carbono na agricultura
A parceria com a Wyke Farms tem o objetivo de longo prazo de alcançar a neutralidade de carbono em toda cadeia de valor da Lidl até 2030, ou seja, não precisar mais de compensação.
Amail Bunter, chefe de abastecimento e comércio ético da Lidl, disse no início deste ano: “Nossa parceria com a Wyke Farms tem como objetivo enfrentar algumas das barreiras em abordar a neutralidade de carbono na agricultura. O desenvolvimento de um sistema de circuito fechado requer um investimento significativo, mas acreditamos que este programa pioneiro ajudará a definir o padrão para nossas práticas com fornecedores daqui para frente.”
Como parte da promessa de carbono neutro, a Wyke Farms está reduzindo as emissões de carbono usando fertilizante orgânico produzido em suas próprias fazendas. Além disso, a fabricação de queijos da empresa funciona com energia renovável 100% autogerada, produzida a partir de energia solar e biogás.
As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.