ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o coronavírus afetará as tendências alimentares de 2020?

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 08/04/2020

2 MIN DE LEITURA

2
2

Espere ver várias tendências emergentes de alimentos e bebidas mudarem de rumo, à medida que os consumidores lidam com a crise do coronavírus nos Estados Unidos, disse Suzy Badaracco, presidente da Culinary Tides, Inc.

Antes da pandemia, os especialistas previam o momento para alternativas à carne, bebidas com ou sem álcool e comportamentos de compra orientados à sustentabilidade. "A trajetória dessas tendências foi alterada pela incerteza política e econômica criada pelo Covid-19", disse Badaracco, em um novo relatório.

"Pode ser difícil saber quais tendências se destacarão nos próximos 12 meses, já que a situação ainda está em grande mudança", disse ela. "Pode ser ainda mais confuso tentar decidir o que mais ressoa com sua marca e clientes."

Os consumidores podem se comportar de maneira mais conservadora e cautelosa nos próximos meses, contando com alimentos e bebidas que proporcionam conforto e familiaridade. Esse comportamento não é um bom presságio para alternativas à base de plantas, observou Badaracco.

"Está claro nas pesquisas que "carne" à base de plantas são consumidas por carnívoros, e não por vegetarianos, com a curiosidade sendo a causa", disse ela. "Os números de vendas desses produtos continuam diminuindo, pois o Covid-19 levará os consumidores de carne de volta à proteína animal em ritmo acelerado, enquanto os vegetarianos consumirão as plantas como plantas".

A categoria de laticínios, com sua combinação atraente de saudabilidade e conforto, também pode se beneficiar das mudanças nas atitudes dos consumidores, segundo Badaracco. "Uma nova e promissora direção , apoiada no humor atual, é hibridar as categorias — uma aliança entre proteína animal e vegetal, com os vegetais mantendo sua integridade e papel natural", acrescentou.

O movimento "sóbrio e curioso", tendência líder que vem ganhando espaço há meses, dará lugar a um aumento de coquetéis clássicos, sidras globais, vinho e cerveja, previu Badaracco. O seltzer rígido também se manterá popular. "Quando os tempos são difíceis, os consumidores bebem", disse ela. "No geral, o consumo de álcool deve aumentar — e o equilíbrio de qual tipo de álcool é consumido com a alternância entre categorias".

Os baby boomers, a geração X e os millennials mais velhos levarão o consumo de volta às bebidas, enquanto os millennials mais jovens e a geração Z têm maior probabilidade de permanecerem sóbrios.

Uma terceira tendência de reversão que se espera ocorrer em um mundo pós-pandemia é uma diminuição dos gastos com sustentabilidade, enquanto os consumidores recuperam a posição financeira. Soluções sustentáveis sem custo ou de baixo custo, como compostagem ou compra de frutas e legumes "feios", ainda podem continuar, mas espera-se que o consumo de alimentos e bebidas orgânicos deslize nesse meio tempo. “Os gastos com sustentabilidade se recuperarão; no entanto, seu retorno estará diretamente relacionado à saúde econômica e à confiança do consumidor”, afirmou Badaracco.

As informações são do Food Business News, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO MACHADO

EM 15/04/2020

Artigo interessante.
Trabalho na indústria de ingredientes e tenho clientes do segmento "plant-based" que comentaram sobre um forte aumento da demanda por produtos veganos devido à pandemia de COVID-19 -- contrariamente à tendência sugerida no texto.
Uma das prováveis origens para a infecção de humanos pelo novo Coronavírus é o consumo de carne de animais silvestres na China. Na opinião destas empresas veganas, a demanda por carne animal deve diminuir ainda mais por conta de uma percepção mais negativa na opinião dos consumidores.
CICILIA BARBOSA

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 17/04/2020

Uma pesquisa financiada pela indústria do leite não é imparcial pra falar das novas tendências alimentares pós Covid. Velha prática.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures