ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Recuperação e renovação de pastagens degradadas

POR THAÍS CRISTINA BRANDÃO

E FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 21/02/2024

1 MIN DE LEITURA

0
1

Detentor do maior rebanho comercial de bovinos do mundo, o Brasil ocupa a 2° posição no ranking mundial de produção de carne e fica em 4° lugar na produção de leite. O país ostenta uma produção significativa de leite e carne proveniente de sistemas baseados em pastagem e diferentemente de outros países, se destaca pela capacidade de manter uma produção constante de pasto, embora haja algumas variações nas diversas regiões do país 

Uma parcela significativa das áreas de pasto destinadas à pecuária encontra-se em estado de degradação, o que representa um sério obstáculo para a rentabilidade da atividade, além de poder desencadear impactos ambientais. 

Qual a diferença entre o processo de renovação e recuperação de pastagens? Quais são as principais causas de degradação? E quais os procedimentos básicos para iniciar a recuperação de áreas de pastagem degradada? Essas e outras questões você descobrirá na aula “Recuperação e renovação de pastagens degradadas".  

A aula é abordada por Dawson José Guimarães Faria que é Zootecnista (UFLA) e Doutor em Zootecnia - área de concentração Forragicultura e Pastagens - pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do pastejo, recuperação de pastagens degradadas, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e sistemas integrados de produção agropecuária. Desde 2010 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - campus Uberaba.  

Especialista Dawson José Guimarães Faria

O manejo do pasto a fim de evitar que a espécie forrageira perca vigor e produtividade é uma prática necessária. Além de impulsionar a eficiência econômica da atividade pecuária, essa abordagem favorece uma maior produtividade do rebanho e contribui para um significativo sequestro de carbono. Esses benefícios não apenas promovem a sustentabilidade na pecuária, mas também reforçam a necessidade de práticas responsáveis visando a longevidade e o sucesso contínuo da atividade.  

Não perca a oportunidade de aprender com um dos principais especialistas do assunto. Garanta sua assinatura no EducaPoint e junte-se a nós nesta jornada de sucesso! 

Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a gente:  thais@educapoint.com.br e o WhatsApp (19) 99247-5347

O EducaPoint faz parte da rede MilkPoint Ventures, que entrega informação de qualidade desde o ano 2000. 

THAÍS CRISTINA BRANDÃO

Formada em Marketing e Especialista em Engajamento, Conectividade e Impacto. Mãe, esposa, mergulhadora, Head na MilkPoint Ventures.

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures