Será que o gargalo da qualidade do leite é mesmo o produtor? |
Estamos há quase 20 anos batalhando pela melhoria da qualidade do leite. Muita evolução foi feita durante esse período, mas atingiu-se um platô que se manteve. Dessa forma, ainda existe um grande número de produtores com resultados de contagem padrão em placas (CPP) e contagem de células somáticas (CCS) fora do padrão.
Por que os produtores ainda não mudaram? De acordo com Ronaldo Carvalho, médico veterinário e diretor da Cia do Leite, não se trata de falta de conhecimentos técnicos. Pela sua experiência, a maioria dos produtores conhece os pontos básicos que são essenciais no manejo da fazenda e da ordenha que garantem uma maior qualidade do leite.
Para ele, o gatilho que vem sendo utilizado até hoje para promover a mudança dos produtores não foi eficaz, principalmente por ter imposto demais sem ouvir o produtor. Assim, é necessário ter uma abordagem diferente para que os resultados sejam alcançados.
Quer ler a matéria completa? Clique aqui!
EDUCAPOINT
1 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
BRENOUBERLÂNDIA - MINAS GERAIS EM 28/09/2020
O que eu penso é o seguinte, falta de incentivo e preço irrisório do leite impede uma boa prática nas fazendas, vivi minha infância em fazenda de leite, paramos por um período de 16 anos e voltamos e estamos no ramo há 14 anos, infelizmente, falta incentivo, cobrança sobre os laticínios, a maioria não paga por qualidade, e se pagam diferenciam o grade do pequeno, e ai vem o erro, é o pequeno quem vai mudar a história, o grande já recebe para isso, o sacrifício do pequeno e a má remuneração não o incentiva melhorar a qualidade, uma vez que os insumos para fazer a desinfecção e sanitização do ambiente e ordenhadeiras, são inviáveis a quem está sobrevivendo as duras penas e sem como mudar de atividade, sou pequeno, produção abaixo de 200 litros, o custo para eu produzir meu leite fica acima da produção se for levar em conta todas as despesas, e os produtos para manutenção de ordenha, tanque e animais, fica hoje quase em 1000 reais, tenho outra profissão que me ajuda a bancar quando falta da fazenda, so naõ saí por que tenho um projeto para aumentar a produção e ficar auto-suficiente e até mesmo lucrar com a atividade, não fosse a pandemia, já estaríamos adiantado no projeto e quem sabe até om lucros, eu entregava leite para um laticinio que não pagava qualidade, mudei de laticínio, porém, agora o preço pago nesse outro, mesmo com qualidade está aquem do outro, então quem não tem intenção de crescer, e quer um melhor preço, vende a quem não exige qualidade e paga melhor do que quem exige e paga um valor irrisório, pensar que leite a 2 reais seria boa remuneração foi sonho sem contar com a alta do custo de produção, hoje para ter retorno precisamos produzir algo em torno de 1000 litros dia, menos que isso é trabalhar no vermelho.
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro