ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mão-de-obra no campo: como superar os desafios?

POR JULIANA SANTIN

EDUCAPOINT

EM 08/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 08/11/2022

Nos dias de hoje, parece ser cada vez mais difícil encontrar pessoas qualificadas para trabalhar na fazenda. Dessa forma, a seleção de pessoas que entrarão na sua equipe é de suma importância. Esta escolha consiste em um investimento de tempo e dinheiro, de forma que, quanto mais acertada for, melhores os resultados em curto e longo prazo.

Ainda existem muitas fazendas que não dão a devida importância ao processo de recrutamento e seleção de pessoas. No entanto, é justamente nesse momento que é possível traçar o perfil, bem como elencar as habilidades e competências dos candidatos para ver se cumprem os requerimentos da fazenda.

No momento da seleção, ocorre uma avaliação recíproca, ou seja, a fazenda avalia o candidato e o candidato avalia a fazenda. Portanto, esse momento não pode ser negligenciado, uma vez que o funcionário é uma peça chave de qualquer organização.

Como selecionar a pessoa certa para a função certa?

Essa pergunta  recorrentemente surge para as pessoas de diversas organizações. De fato, não é fácil casar a pessoa certa com a função certa, mas existem alguns mecanismos que auxiliam a reduzir as taxas de erros no processo. O método de seleção consiste em filtrar os candidatos que foram previamente recrutados pela fazenda, de acordo com as necessidades e requerimentos para determinada função.

Desse modo, é muito importante que a fazenda saiba com precisão quais são os requerimentos e especificações necessárias para o funcionário que vai trabalhar naquela função específica que está contratando. Assim, as competências exigidas para esse cargo específico é que vão direcionar a escolha do candidato.

Deve-se estar atento tanto às características profissionais como às pessoais do candidato. No caso das características profissionais, cada cargo exigirá um tipo de avaliação. Por exemplo, um cargo para Veterinário e Zootecnista pode ser avaliado a princípio pelo currículo do candidato, enquanto outros cargos, como tratadores de animais, podem ser avaliados através da experiência prévia do candidato nessa determinada função. O fato é que cada cargo específico exige uma avaliação específica.

Com relação às características pessoais, é muito importante avaliar fatores como reação à pressão, relacionamento com colegas, cumprimento de prazos, tipo de personalidade mais introspectiva ou extrovertida, entre outros. Uma forma de avaliar isso é propor situações hipotéticas e pedir que o candidato responda o que faria nessa situação.

Técnicas para o processo de seleção

1) Entrevista

Normalmente, a entrevista é o que mais influencia na decisão final sobre qual candidato escolher. A entrevista de seleção precisa ser bastante profunda, porque busca identificar a qualificação, a motivação e o potencial daquela pessoa para o cargo.

Deve-se atentar para não se deixar levar por preconceitos. Além disso, deve-se ter um roteiro de entrevista, cuidando para repetir perguntas importantes, mas de formas diferentes, para que se obtenha as respostas necessárias para aquele cargo.

2) Prova de conhecimento

Um exemplo desse tipo de técnica é fazer um teste de alfabetização, para averiguar se o candidato é mesmo alfabetizado. Isso pode ser feito através do ditado de uma simples frase ou da solicitação para a escrita de um pequeno texto.

No caso de candidatos a vagas como veterinário, zootecnista ou agrônomo, é possível pedir que seja feita uma inseminação ou um balanceamento de dieta, por exemplo.

Para cargos operacionais, pode-se criar problemas fictícios e verificar como o candidato se comportaria naquela situação. Ou ainda, pode-se pedir que o candidato opere um trator, caso a vaga seja de tratorista, ou que lance dados no sistema se a vaga for para um cargo no escritório.

A concorrência com a cidade por mão de obra vai continuar existindo e a necessidade de se ter um processo criterioso de seleção torna-se cada vez maior, pois com o aumento do uso de tecnologia nas fazendas, surge a procura por pessoas qualificadas. Assim, quanto mais cuidadoso e organizado for o processo de seleção e recrutamento de pessoas, maior a chance de sucesso e de redução na taxa de rotatividade da fazenda.

Fonte:

Curso: Mão-de-obra na propriedade: como selecionar e manter uma equipe produtiva e treinada
 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures