ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Top 100 MilkPoint 2017: contrários à queda no volume de leite inspecionado em 2016, maiores produtores crescem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2017

3 MIN DE LEITURA

2
0
O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2017 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2016. Para esse levantamento contamos com a colaboração de centenas de leitores, o que tornou possível obter as informações necessárias para a publicação da listagem dos 100 maiores produtores de leite.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Elanco Saúde Animal, CRV-Lagoa e Tortuga/DSM, às quais agradecemos pela viabilização do levantamento. 

Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Pereira de Carvalho, nesta edição, o crescimento dos Top 100 mostra que no âmbito dos grandes produtores de leite, está ocorrendo um processo de tecnificação, aumento de escala e profissionalismo. De acordo com ele, esse movimento se intensificará nos próximos anos, mesmo que os 100 maiores hoje representem uma pequena parcela do total do leite brasileiro.

"Além dos 100 maiores - que são a ponta do iceberg - é notável um processo de profissionalização no setor leiteiro como um todo, em que produtores familiares estão se modernizando e aumentando a eficiência. Produtores de todos os portes vêm buscando aumento de escala, o que nos faz concluir que os Top 100 representam de alguma forma o que está acontecendo no Brasil". 

Veja a seguir alguns dos principais pontos do Levantamento Top 100 MilkPoint 2017:

● Os 100 maiores produtores de leite em 2016 apresentaram produção média de 16.179 litros/dia, volume cerca de 4,5% superior à média dos 100 maiores produtores de 2015. 

● 54% dos produtores consideraram a rentabilidade da atividade leiteira em 2016 melhor do que a média se comparada a outros anos; 36% afirmaram que esteve na média e apenas 10% a consideraram pior que a média.

● Os custos operacionais de produção apresentaram aumento de 5% entre os produtores Top 100 e 59% das propriedades tiveram custo operacional médio acima de R$1,10/litro.

● Novamente Minas Gerais é o estado com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 44 propriedades (cinco a menos que no ano passado). Em segundo lugar aparece o estado do Paraná, que teve 18 fazendas entre os 100 maiores produtores de leite (duas a menos que no último Top 100) e, em seguida, o Rio Grande do Sul, que apresentou 8 fazendas. 

● Entre os 10 produtores com maiores aumentos na produção diária, 3 são da região Sudeste (todos em Minas Gerais), outros 4 da região Sul (2 no Paraná e 2 no Rio Grande do Sul), 1 da Bahia e 2 de Goiás.

● A raça holandesa permanece sendo a mais utilizada nas propriedades, estando presente em 76 fazendas do Top 100. 

● A Itambé apresentou o maior número de fornecedores entre os Top 100, somando 18 fazendas. Em seguida vem o Pool Leite (entidade de produtores, operada pelas cooperativas Castrolanda, Frísia e CAPAL, que agrega a comercialização do leite de 8 cooperativas) com 14 fazendas. Na sequência, a Danone e a Piracanjuba, com 14 e 12 fornecedores respectivamente.

● Este ano, 10 participantes do Top 100 possuem laticínio próprio. Entre eles, apenas 4 estão no Top 10.

● Novamente a maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2016 foi a Fazenda Colorado. Ao contrário de 2015, quando apresentou uma redução de 3,4% na produção, este ano a Colorado teve aumento de 4,2% no volume produzido diariamente, totalizando 63.133 litros/dia.


Nota: Na última sexta-feira, o MilkPoint divulgou o relatório Top 100 2017, um levantamento sobre os 100 maiores produtores de leite do Brasil. Devido à necessidade de atualização de algumas informações que constam no relatório, sugerimos que você refaça o download do arquivo, no link abaixo. Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a sua compreensão.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EVA ELOISA FORMAGIO EVA

EM 27/03/2017

Olá, muito bom saber que nesses Estados tem uma grande produção de leite, enquanto o Mato Grosso do Sul nem aparece. Porém, somos grandes produtores de gado de corte. Gostei da matéria . Até
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2017

Já podemos ver uma concentração da produção de leite, se contabilizarmos os ausentes e considerarmos apenas a produção formal já chegamos a 3% da produção nacional em 100 fazendas ,ainda é pouco mas já enxergamos uma tendência. Se tivéssemos um top 1.000 veríamos mais facilmente esta concentração. Interessante observar que os maiores crescimentos foram entre as maiores fazendas , isto devido a capacidade de investimento destas maiores. O faturamento somado das 100 maiores já chega a um bilhão de reais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures